Avião colide duas vezes com pássaros, ao decolar e pousar em Fortaleza (CE)

GOL Boeing 737-800
Foto: Gabriel Melo/Aeroflap

No último domingo (20/03) uma aeronave da GOL colidiu duas vezes seguidas com pássaros, na primeira vez após decolar do Aeroporto de Fortaleza (CE), e na vez seguinte quando tentava realizar um pouso de emergência.

A primeira colisão com pássaros danificou o motor direito da aeronave, enquanto esta decolava a partir da cabeceira 13 do aeroporto. Os pilotos decidiram interromper o procedimento de subida, estabilizando o avião a 5000 pés, e retornar para o Aeroporto de Fortaleza.

CEO da LATAM: Clientes pagam R$ 5 a mais na passagem aérea por colisão com pássaros

Depois de algumas órbitas os pilotos decidiram voltar à origem após quase 80 minutos de voo. Contudo, os pilotos atingiram mais pássaros durante o procedimento de pouso, e os pilotos continuaram para um pouso em segurança.

O voo G31521 da GOL estava sendo operado pelo Boeing 737-800 de matrícula PR-GZU, de Fortaleza para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Informações apontam que 179 passageiros e 6 tripulantes estavam a bordo da aeronave.

O CENIPA classificou como um incidente, e a aeronave já está voando novamente, após ficar 28 horas parada em Fortaleza.

A colisão com pássaros é algo muito comum na aviação, acontecendo praticamente todos os dias com várias aeronaves. Entre 2011 e 2020, o CENIPA registrou 9801 incidente envolvendo aeronaves e pássaros.

 

Via: The Aviation Herald

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.