Fotos - Stratolaunch/Divulgação

O Stratolaunch, maior avião do mundo em envergadura até então, deverá fazer o seu primeiro voo nas próximas semanas, somente para teste dos sistemas.

A aeronave está passando no momento pelos últimos testes em solo, que coloca em prova itens como reabastecimento da aeronave, teste de taxiamento em baixa e alta velocidade, seguido também por testes nos sistemas eletrônicos e hidráulicos. 

A informação de que esse estágio de testes está mais avançado que o previsto foi divulgada pelo Paul Allen, cofundador da Microsoft, em uma entrevista para a revista norte-americana Wired.

A previsão é que o voo ocorra até o fim do outono do hemisfério norte.

 

Somente satélites pequenos

Fotos – Stratolaunch/Divulgação

Após fracassar em um contrato a ser assinado com a SpaceX e outras empresas, a Stratolaunch está focando em transportar pequenos satélites por vez. Enquanto isso a Virgin Galactic, como já citado acima, também tem essa mesma perspectiva com o projeto do 747, enquanto o SpaceShipTwo pode transportar tanto pessoas como cargas.

Se a Stratolaunch quer ganhar mercado primeiramente ela precisa operar com um baixo preço de lançamento, foguetes como o Falcon 9, da SpaceX, são capazes de lançar até 10 pequenos satélites por vez.

Isso não é um grande problema para Allen, já que o empresário afirmou em uma entrevista durante o dia 1º de maio que está garantida a tecnologia de lançamento com capacidade de diminuir custos, mesmo que antes isso custe milhões de dólares.

“Não estou dizendo que quer perder dinheiro”, disse Jean Floyd, diretor executivo da Stratolaunch Systems. “Mas Paul Allen nunca falou comigo sobre: ​​’Quanto dinheiro eu vou fazer se eu conseguir isso?'”. Dinheiro não é problema para Paul Allen, em 2014 ele doou US$100 milhões para a nobre causa de combate ao surto de ebola na África Ocidental.

 

Capacidade

Fotos – Stratolaunch/Divulgação

Apesar da sua baixa autonomia, o Stratolaunch tem capacidade para receber até 250 mil kg de carga, esta deverá estar situada entre as duas cabines de tripulantes, na asa do meio. A autonomia é bem pequena, mas suficiente para realizar essa missão e retornar para a base com sobras, no total esse avião só pode voar por até 2200 km com carga máxima.

Incrível mesmo é que se o Stratolaunch conseguir voar, será a aeronave com maior asa já construída na história. Na propulsão esse avião conta com seis motores Pratt & Whitney PW4056, que equipam o Boeing 747 e disponibilizam até 63300 lbf cada.

Ao todo o Stratolaunch tem seis tanques de combustível, 117 metros de asa (mais do que um Antonov An-225), vazio pesa cerca de 226 mil quilos e pode pesar quase 350 mil quando com os tanques cheios de combustível. São 24 pneus e rodas nos trens de pouso principal, mais 4 no trens de pouso do nariz.

Fotos – Stratolaunch/Divulgação

Já o foguete da Orbital ATK é equipado com motores Aerojet Rocketdyne RL10, alimentado por Oxigênio líquido (LO2) e Hidrogênio Líquido (LH2), não é a solução mais simples, visto que obter hidrogênio líquido é complicado, porém a solução com melhor peso/potência, e melhor queima (também não polui a atmosfera, Greenpeace).