A Stratolaunch Corporation realizou com sucesso neste sábado (13/04) o primeiro voo da maior aeronave do planeta, no quesito envergadura.

Com um design de fuselagem dupla e envergadura maior do que o comprimento de um campo de futebol americano (117 metros), o avião Stratolaunch levantou voo do Mojave Air and Spaceport, no deserto de Mojave, na Califórnia (EUA).

A aeronave alcançou uma velocidade máxima de 309 Km/h, no total o voo durou 2,5 horas acima do Deserto de Mojave atingindo a altitude de 17.000 pés.

Como parte do primeiro voo, os pilotos avaliaram o desempenho da aeronave e as características de manobra antes de pousar com sucesso no Mojave Air and Space Port.

A aeronave realizou tais manobras durante o voo:

  • Manobras de controle de voo para calibrar a velocidade e testar sistemas de controle de voo, incluindo duplicações de rolagem, manobras de guinada, pushovers e pull-ups e deslizamentos laterais de direção constantes.
  • Realizou exercícios simulados de aproximação de aterrissagem a uma altitude máxima de 15000 pés, considerando o nível do mar.

“Que primeiro voo fantástico”, disse Jean Floyd, CEO da Stratolaunch.

O Stratolaunch foi criado pela Scaled Composites, para ser utilizado exclusivamente pela empresa fundada por Paul Allen, e especializada no lançamento de foguetes em alta altitude.

 

Somente satélites pequenos

Após fracassar em um contrato a ser assinado com a SpaceX e outras empresas, a Stratolaunch está focando em transportar pequenos satélites por vez. Enquanto isso a Virgin Galactic, como já citado acima, também tem essa mesma perspectiva com o projeto do 747, enquanto o SpaceShipTwo pode transportar tanto pessoas como cargas.

Se a Stratolaunch quer ganhar mercado primeiramente ela precisa operar com um baixo preço de lançamento, foguetes como o Falcon 9, da SpaceX, são capazes de lançar até 10 pequenos satélites por vez.

Isso não é um grande problema para Allen, já que o empresário afirmou em uma entrevista durante o dia 1º de maio que está garantida a tecnologia de lançamento com capacidade de diminuir custos, mesmo que antes isso custe milhões de dólares.

“Não estou dizendo que quer perder dinheiro”, disse Jean Floyd, diretor executivo da Stratolaunch Systems. “Mas Paul Allen nunca falou comigo sobre: ​​’Quanto dinheiro eu vou fazer se eu conseguir isso?'”.

 

Capacidade

Fotos – Stratolaunch/Divulgação

Apesar da sua baixa autonomia, o Stratolaunch tem capacidade para receber até 250 mil kg de carga, esta deverá estar situada entre as duas cabines de tripulantes, na asa do meio. A autonomia é bem pequena, mas suficiente para realizar essa missão e retornar para a base com sobras, no total esse avião só pode voar por até 2200 km com carga máxima.

Incrível mesmo é que se o Stratolaunch conseguir voar, será a aeronave com maior asa já construída na história. Na propulsão esse avião conta com seis motores Pratt & Whitney PW4056, que equipam o Boeing 747 e disponibilizam até 63300 lbf cada.

Ao todo o Stratolaunch tem seis tanques de combustível, 117 metros de asa (mais do que um Antonov An-225), vazio pesa cerca de 226 mil quilos e pode pesar quase 350 mil quando com os tanques cheios de combustível. São 24 pneus e rodas nos trens de pouso principal, mais 4 no trens de pouso do nariz.

Fotos – Stratolaunch/Divulgação

Já o foguete da Orbital ATK é equipado com motores Aerojet Rocketdyne RL10, alimentado por Oxigênio líquido (LO2) e Hidrogênio Líquido (LH2), não é a solução mais simples, visto que obter hidrogênio líquido é complicado, porém a solução com melhor peso/potência, e melhor queima (também não polui a atmosfera, Greenpeace).