Advertisement

Avião da Azul pousa na pista auxiliar do SDU, e CENIPA registra como incidente

Azul

No último dia 05 de abril um Embraer E195 da Azul Linhas Aéreas, de matrícula PR-AXH, se envolveu em um incidente no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

A aeronave da companhia pousou na pista auxiliar do local, enquanto deveria pousar na pista principal, utilizada pelas aeronaves de maior porte, com 1323 metros de comprimento e 42 de largura. Já a pista auxiliar é menor em 63 metros, e com largura de 30 metros.

A companhia declarou que apesar do incidente, o desembarque de 58 passageiros do voo AD2856 (Campinas-SDU) ocorreu com segurança. O Embraer E195 já operou na pista auxiliar anteriormente, em 2019, quando a pista principal passava por obras de troca de asfalto.

Nesta foto, a pista auxiliar está à direita da imagem. Foto – Infraero

Devido ao incidente o CENIPA abriu um processo de investigação para apurar as causas do pouso na pista auxiliar, enquanto o controle de tráfego aéreo direcionou a aeronave para pouso na pista principal (02R-20L). Esse tipo de incidente pode causar colisão com outras aeronaves que pudessem estar na pista auxiliar no momento do pouso do E195.

Algumas fontes apontaram ao Portal AEROFLAP que no momento do pouso as luzes de balizamento da pista principal estavam apagadas, levando os pilotos ao erro.

Em nota ao G1 a Azul disse: “A companhia destaca que o pouso e o desembarque ocorreram normalmente e que o evento está sendo investigado pela empresa e autoridades aeronáuticas”.

O avião de matrícula PR-AXH retomou os voos logo em seguida, cumprindo uma rota do Aeroporto Santos Dumont para Campinas (Viracopos). Os dados são do FlightRadar 24.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.