Azul Embraer E195
Foto: Ícaro Roberto/Aeroflap

O Embraer E195-E1 de matrícula PR-AXW, e que operava na Azul Linhas Aéreas, pode retornar ao Brasil nos próximos dias. A aeronave está atualmente em Portugal, e foi retirado da estocagem nesta semana no Aeroporto de Alverca.

O avião foi enviado pela Azul para Portugal em 2020. Na época a LOT Polish Airlines tinha firmado um acordo com a companhia brasileira, para o leasing de alguns aviões Embraer E195 que operavam na frota da Azul.

Antes da pandemia, os aviões E195-E1 deveriam ser rapidamente substituídos na Azul pelo novo E195-E2, para conseguir isso, a companhia assinou contratos para subarrendar os seus aviões para a Breeze e a LOT. Infelizmente devido à redução na demanda, a Azul não executou este plano completamente, e adiou as entregas do E195-E2.

Mas voltando ao PR-AXW, a aeronave foi enviada no início de 2020 para Portugal. Por lá deveria passar por uma revisão e pintura, antes de seguir para a LOT Polish.

No entanto, a LOT postergou o acordo de leasing dos aviões da Azul na chegada da pandemia, e o PR-AXW ficou estocado em Portugal neste período. 

No registro, a aeronave ainda tem matrícula ativa no Brasil, e a Azul Linhas Aéreas está registrada como operadora.

 

Atualização do editor: O avião já pousou no Brasil, proveniente de Portugal, o E195 de matrícula PR-AXW fez uma escala na Ilha do Sal e Recife, para reabastecimento, pousando no início da noite no Aeroporto de Confins, em Minas Gerais.

Veja o rastreamento do voo Clicando Aqui.