Avião da Emirates sofre incidente durante decolagem de Cairo, no Egito

Emirates
Foto: Emirates

Um Boeing 777-300 da Emirates, de matrícula A6-EBR, estava realizando o voo EK-928 do Cairo (Egito) para Dubai (Emirados Árabes Unidos) quando precisou fazer um procedimento de rejeitar a decolagem (RTO) na pista 05L do Aeroporto de Cairo, devido a um veículo na pista do local.

De acordo com informações divulgadas preliminarmente, a aeronave estava com 364 pessoas a bordo, incluindo tripulantes, e realizou esse procedimento de RTO enquanto estava a 130 nós de velocidade. 

A aeronave desacelerou com segurança e parou na pista depois de rodar 1650 metros, o avião ficou a uma distância de cerca de 100 metros de distância do veículo, a tripulação comentou que quase bateu no carro, uma série de pneus esvaziou como resultado.

O esvaziamento dos pneus é normal após um superaquecimento, e serve como proteção contra a explosão dos mesmos.

O veículo foi identificado como o veículo de um engenheiro de manutenção elétrica, operando sem que o rádio VHF e o transponder estivessem na pista, e sem a orientação exigida por um veículo do tipo “siga-me”. O veículo estava sem pessoas no momento do incidente.

A tripulação solicitou à torre de controle um serviço de emergência para esfriar os freios e rodas, e veículos para conduzir a aeronave até o pátio, devido aos pneus vazios que impossibilitaram a aeronave taxiar até o terminal.

Um carro de pushback conduziu o 777-300ER até um ponto de parada no pátio do aeroporto, cerca de 20 minutos após o incidente. Os passageiros foram desembarcados na remota do aeroporto, e foram levados para o terminal.

Um avião de substituição foi enviado para o Egito, e partiu do Cairo com um atraso de mais de 8 horas. Autoridades do local estão investigando este incidente.

 

Via – The Aviation Herald

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.