LATAM Brasil

Um Airbus A320 da LATAM Brasil sofreu uma perda de pressão na cabine em voo, no último dia 22 de maio. A aeronave de matrícula PR-MHA estava realizando o voo LA3216 de São Paulo (SP) para Vitória (ES) no momento do ocorrido.

O A320 estava em voo de cruzeiro, a 37000 pés, e teve que rapidamente iniciar uma descida de emergência devido à perda de pressão na cabine. Relatos a bordo indicaram que as máscaras de oxigênio foram acionadas.

Rota da aeronave pelo FlightRadar 24.

O avião nivelou a 10000 pés, altitude de segurança para este tipo de caso e alternou para o Aeroporto do Galeão, pousando cerca de 45 minutos depois.

O CENIPA do Brasil relatou que a tripulação recebeu uma indicação de pressão anormal no sistema de sangria de ar direito, “AIR ENG 2 BLEED ABNORM PR”.

Enquanto a tripulação trabalhava nos procedimentos da lista de verificação relacionados, eles receberam uma indicação de alta temperatura para o pacote #1 seguida pela mensagem “AIR ENG 1 + 2 BLEED FAULT”.

Gráfico de velocidade e altitude do voo pelo FlightRadar 24.

A tripulação, portanto, colocou suas máscaras de oxigênio e realizou uma descida de emergência. As máscaras de oxigênio dos passageiros também foram liberadas.

O CENIPA abriu investigação sobre a ocorrência classificada como incidente. O avião voltou a operar voos nesta terça-feira (25/05).

Em nota oficial ao Portal Aeroflap a LATAM disse:

A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA 3216 (São Paulo/Guarulhos-Vitória), do último sábado (22), alternou para o aeroporto do Galeão/Rio de Janeiro por necessidade de manutenção não programada. A aeronave pousou em total segurança às 19h18. O voo foi reprogramado e decolou para o destino final às 23h, pousando em completa segurança às 23h48.

A LATAM lamenta os transtornos causados e esclarece que está trabalhando junto às autoridades competentes no processo investigativo. Por fim, reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

 

Via: The Aviation Herald