E-2D Tracer da Us Navy- Foto: Us Navy

Na noite desta última quarta-feira (30/03) um Northrop Grumman E-2D Advanced Hawkeye da Marinha dos Estados Unidos sofreu um acidente, poucos minutos após decolar da Estação Naval Norfolk Chambers Field (NGU), na Virgínia.

A aeronave estava com três tripulantes a bordo e deveria fazer somente um exercício de rotina na região da Baía de Chincoteague. A aeronave foi encontrada bastante danificada perto da Ilha Wallops.

Dois tripulantes foram resgatados com vida e estão hospitalizados no momento, o outro tripulante foi encontrado morto pela equipe de resgate.

“Dois membros da tripulação foram resgatados pela Polícia do Estado de Maryland e transportados para a Ilha Wallops para tratamento médico de acompanhamento por ferimentos sem risco de vida”, informou a Marinha dos EUA em comunicado. “Infelizmente, o terceiro membro da tripulação foi encontrado morto na aeronave.”

A Marinha dos EUA abriu uma investigação sobre o incidente. A aeronave estava operando pelo Esquadrão de Comando e Controle Aerotransportado da Costa Leste (VAW).

O Advanced Hawkeye tem como principais diferenças o radar de varredura eletrônica ativa (AESA) AN/APY-9, motores Allison T56-A-427A melhorados, glass cockpit, capacidade de reabastecimento em voo e melhorias nos sistemas de comunicação e enlace de dados.