trem de pouso pegasus airlines

Um Airbus A320neo da Pegasus Airlines, de matrícula TC-NBH, realizou um pouso com o trem de pouso dianteiro virado em 90 graus nesta terça-feira (26/01).

A posição incomum do trem de pouso não foi relatada pelos sistemas da aeronave aos pilotos, que seguiram para um procedimento de aterrissagem normal em Mulhouse, na França, cumprindo o voo PC-939 que partiu de Istambul.

De qualquer forma, o modo que o trem de pouso ficou travado causaria o estouro do pneu, pelo superaquecimento, causado pelo atrito com o asfalto. Neste caso, ambos os pneus dianteiros estouraram, como podemos conferir na imagem abaixo.

Pelo incidente, o avião precisou ser removido da pista com uma operação especial. Os passageiros foram retirados normalmente do avião na própria pista, utilizando escadas de desembarque remoto.

Tirando os danos nos pneus, a aeronave não teve maiores danos visuais, mas continua na França após mais de 10 horas do pouso.

O incidente será investigado para descobrir as causas do componente ter travado em um ângulo de 90º, posição incomum para o procedimento de pouso.

 

Via: The Aviation Herald