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Avião russo MC-21 completa testes em temperatura de -30º Celsius na Sibéria

Irkut MC-21

A estatal russa Irkut completou os testes do MC-21-300 simulando operações em temperaturas extremamente frias em Yakutsk, uma região localizada na Sibéria Russa. A aeronave já retornou para a base de testes, em Zhukovsky, região de Moscou.

Os testes em temperatura de -30º Celsius estavam sendo realizados desde o da 23 de janeiro deste ano, como forma de enquadrar os sistemas da aeronave para operar em situações climáticas complicadas.

Anteriormente, os sistemas da aeronave foram testados com sucesso em estandes sob condições de temperatura de até -55º C. Os testes na Sibéria só demonstram, com um protótipo, as condições do MC-21 para cumprir os requisitos de certificação.

Antes de cada estágio de teste, a aeronave foi completamente resfriada, passando cerca de 12 horas ao ar livre. Seguiram-se os procedimentos usuais de preparação de voo – abastecimento, ligar os sistemas, ligar os motores e a unidade de potência auxiliar (APU), aquecer a aeronave, etc.

Durante os voos, todos os sistemas da aeronave foram testados em conjunto. Uma série de voos com duração de até 6 horas foi realizada em diferentes áreas da região de Yakutsk, incluindo as do norte.

A maioria dos desembarques foi realizada à noite, quando se registram as temperaturas mais baixas. Modos de desempenho desafiadores foram testados, como um desligamento em voo e a partida subsequente de um dos motores.

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o Airbus A321neo.

A Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra, para o MC-21. Contudo, a maior parte dessas encomendas é proveniente de companhias da Rússia.

Andrei Boginsky, CEO da Irkut Corporation, comentou: “Concluímos uma importante etapa de testes para estender o certificado de tipo da aeronave MC-21-300. O Ministério dos Transportes e Estradas da República de Sakha (Yakutia) e o Aeroporto de Yakutsk nos ajudaram muito na organização deste trabalho. Este ano estamos planejando testar intensamente a aeronave em diferentes regiões do nosso país e no exterior, incluindo condições de altas montanhas, fortes ventos e altas temperaturas”.

Como Vladimir Sivtsev, Ministro dos Transportes e Estradas da República de Sakha (Yakutia), observou: “Atualmente, nosso aeroporto é capaz de aceitar e atender aeronaves de qualquer tipo e modelo. Desejamos todo sucesso ao programa MC-21 e esperamos ver esse tipo de aeronave trazendo passageiros para Yakutsk.”

De acordo com Sergey Ignatenko, Diretor Geral do Aeroporto de Yakutsk JSC, o aeroporto é frequentemente usado como um campo de testes exclusivo para novas aeronaves, proporcionando temperaturas extremamente baixas.

“Nos últimos cinco anos, a Boeing, a Kazan Helicopter Plant e o Mil and Kamov National Helicopter Center testaram suas aeronaves aqui”, enumerou.

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Irkut, MC-21, Rússia, UAC, usaexport