Rússia Irkut MC-21

A Irkut adiou novamente a primeira entrega do seu avião MC-21. Agora a primeira data possível será em meados de 2022, e a primeira companhia responsável por receber o avião será a Rossiya Airlines.

A companhia também será a responsável por receber outros seis aviões MC-21 no próximo ano, de acordo com o notícias russo iz.ru. A montagem final do primeiro avião de série já está sendo realizada pela Irkut.

Ainda não está confirmado se a certificação da versão equipada com os motores Pratt & Whitney PW1431G continua programada para este ano, como estava no cronograma oficial. Atualmente quatro aeronaves estão cumprindo o cronograma de testes proposto, já no âmbito da certificação de tipo da aeronave.

Interessante notar que na realidade a primeira entrega será indiretamente realizada para a Aeroflot, visto que a Rossiya Airlines é uma subsidiária da aérea estatal. As operações de aviões russos, como o SSJ100 e o MC-21 ficará a cargo da Rossiya Airlines, como estabelecido em uma reorganização anterior.

A compra da Aeroflot é para 50 aviões Irkut MC-21, avião que concorre com o Airbus A320neo, o Boeing 737 MAX e o chinês COMAC C919.

Na frota da Rossiya esses aviões vão substituir o A320 e o 737 NG.

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o Airbus A321neo.

A Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra, para o MC-21. Contudo, a maior parte dessas encomendas é proveniente de companhias da Rússia.