Advertisement

Avião telescópio da NASA terá a América do Sul como base pela primeira vez

NASA Sofia

Conhecido como um telescópio voador, o Boeing 747SP da NASA é uma aeronave que conta com um telescópio com quase 3 metros de diâmetro na parte traseira. E para os próximos dias, a aeronave realizará um “tour” operacional na América do Sul.

Batizado de SOFIA (Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha da NASA),  o raro Boeing 747 é utilizado para experimentos científicos de cunho astronômico pela NASA e a agência espacial alemã DLR.

Para as duas próximas duas semanas, o Chile será a base operacional do telescópio voador pela primeira vez. Segundo informações do portal chileno EMOL, a base operacional estará no recinto Bodegas Sur Poniente de Nuevo Pudahuel, com a possibilidade de novas operações entre junho e setembro a depender dos fatores climáticos.

O avião é o único observatório aerotransportado do mundo. A ideia de usar uma aeronave é para que as visualizações não sejam tão atrapalhadas por vários fatores climáticos, como acontece com observatórios terrestres. O SOFIA geralmente voa a cerca de 40.000 pés por cerca de oito horas.

Curiosamente, ainda não se sabe se o Boeing 747SP da NASA irá participar da FIDAE, evento que ocorre entre os dias 05 e 10 de abril.

Faça um tour completo no SOFIA:

Com informações: EMOL

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Espacial, Notícias

Tags: Astronomia, Boeing 747SP, DLR, NASA, SOFIA, usaexport