Aviões da Azul voaram 226 milhões de quilômetros em 2019

Azul Jetblue Longa distância
Foto: Matheus Felipe

A Azul, para comemorar o final de 2019, lançou um infográfico especial apresentando alguns dados incríveis da empresa ao longo deste ano.

Um dos dados citam que os 129 aviões da companhia cumpriram 226 milhões de quilômetros voados, algo que possibilitaria dar 5000 voltas ao redor do planeta. Cerca de 25 milhões de clientes foram transportados, e 78 milhões de snacks distribuídos.

Veja mais no infográfico, que é completado com as mudanças da companhia ao longo deste ano:

 

 

 

NOVIDADES DURANTE O ANO

 

AIRBUS A330-900neo

O primeiro A330-900neo da Azul chegou ao Brasil no dia 11 de maio, a companhia foi a primeira das Américas a operar o modelo, antes mesmo da Delta Airlines, que recebeu a sua aeronave alguns dias depois.

O avião é equipado com uma cabine com três classes diferentes que acomodam 34 passageiros na Business, 96 na Econômica Xtra e 168 na classe econômica.

O assento da Classe Executiva foi renovado, enquanto a companhia manteve o padrão do A330ceo para a Classe Econômica, incluindo o bom espaço entre os assentos.

Ainda neste ano a Azul recebeu mais uma unidade do A330neo, das cinco encomendas realizadas pela companhia.

Clique Aqui para ver nossa avaliação do A330neo em texto, e Clique Aqui para assistir a avaliação em vídeo.

 

PONTE AÉREA

Aeronave pronta para o Primeiro Voo.

Após o encerramento das operações da Avianca Brasil, em maio deste ano, a ANAC iniciou logo após um processo para redistribuir os slots da companhia no Aeroporto de Congonhas.

A Azul Linhas Aéreas, que até então tinha poucos slots, teve a oportunidade de ganhar mais 15 slots de operação no local. A companhia decidiu direcionar esses slots, e utilizar outros já existentes, para lançar operações na Ponte Aérea entre o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

No vídeo abaixo temos uma aproximação para pouso na cabeceira 02 da pista auxiliar do Aeroporto Santos Dumont, é uma das melhores aproximações para o SDU.

Rapidamente a Azul contratou 60 novos funcionários no Rio e em São Paulo para atender aos voos da Azul na ponte aérea, 28 contratados vieram da Avianca Brasil. As operações estrearam no dia 29 de agosto.

Ao todo, são 34 operações diárias entre os aeroportos.

A Azul também planeja expandir sua oferta no Santos Dumont, colocando a aeronave Airbus A320neo, que tem capacidade para até 174 passageiros, na rota da Ponte Aérea.

 

EMBRAER E195-E2

Sem estar cansada de tantas novidades, a Azul recebeu em meados de setembro o primeiro Embraer E195-E2 da sua frota, e o primeiro entregue pela Embraer para uma companhia aérea brasileira.

O E2 é um avanço em relação à primeira geração (E1), sua fuselagem foi alongada em quase três metros, aumentando a capacidade de passageiros de 122 para 146.

Nos aviões da Azul, temos uma configuração de 118 assentos na Geração Anterior, enquanto a nova geração vem de fábrica equipada com 136 assentos em classe única.

A envergadura está maior, para melhorar o desempenho aerodinâmico da aeronave, e ele vem com os novos motores Pratt Whitney PW1900G, que são mais silenciosos, mais potentes e mais econômicos comparados aos motores GE CF3410-E usados no E1.

O E195-E2 transporta mais carga útil e queima 25,4% menos combustível por assento do que a aeronave da geração anterior. Seu alcance máximo é de 4800 km (2600 milhas náuticas) com carga total de passageiros, 600 nm a mais do que o E195.

A Azul já recebeu três aviões E195-E2, e tem uma encomenda total para 51 aviões deste modelo.

 

AIRBUS A321neo

Outra novidade na frota da Azul neste ano foi o Airbus A321neo, uma opção de tamanho ainda maior quando comparamos com o A320neo, que chegou há poucos anos na Azul.

A companhia recebeu o primeiro A321neo (PR-YJA) em meados de novembro.

Um detalhe desse novo avião é a máscara, anteriormente não incorporada na pintura da Azul para a família A320neo, e que virá em todos os novos aviões encomendados pela companhia. O nome de batismo é “Super Azul”.

Vale ressaltar que essa versão do A321neo não é de longo alcance, mas já está equipada com as alterações do interior ACF, que permitem mais 20 assentos a bordo sem diminuir o conforto do passageiro.

Ao todo o A321neo pode acomodar até 240 passageiros em classe única com essas alterações, mas a companhia equipou a aeronave com 214 assentos. As aeronaves serão equipadas com motores CFM Leap-1A.

 

Na solicitação de slots a Azul solicitou voos entre Guarulhos e Recife com o A321neo, além de voos entre Campinas (Viracopos) e Recife com a mesma aeronave. Todos devem ser operados a partir de janeiro de 2020.

O A321neo da Azul também deverá fazer voos entre Recife e Manaus, provavelmente a partir de março de 2020, quando a Azul poderá ter mais aviões A321neo na sua frota.

O A321neo também vai cumprir voos de Viracopos para Belém, Belo Horizonte e Porto Alegre, a partir do 2º semestre de 2020.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.