Azul apresentou proposta de R$ 28 bilhões para comprar o Grupo LATAM

Azul LATAM

A Azul apresentou nesta segunda-feira (29/11) a sua proposta para a “combinação de negócios” com a LATAM Airlines Group.

Conforme divulgado pela LATAM em documento público arquivado em 26 de novembro de 2021, a Azul esclareceu em nota que apresentou confidencialmente em 11 de novembro de 2021, juntamente com alguns credores da LATAM, uma proposta não-vinculante referente a uma combinação de negócios com a LATAM.

A Proposta da Azul para comprar a LATAM inclui a prospecção de aproximadamente US﹩5 bilhões de financiamento em ações garantido por alguns membros do grupo ad hoc de credores da LATAM, composto por várias instituições financeiras.

Azul

De acordo com a Proposta, a participação na empresa combinada seria compartilhada entre os atuais acionistas da Azul, os credores da LATAM que receberiam compensação em ações, e os participantes do Novo Capital.

Além disso, Azul e Credores Ad Hoc da Latam acordaram que a governança da empresa combinada seria composta por um grupo independente de conselheiros, garantindo o alinhamento entre os interesses dos acionistas da empresa combinada.

A LATAM escolheu outro caminho, usar um aumento próprio de capital para fornecer garantias aos investidores, além de reforçar seu caixa através da emissão de Senior Notes, e outros tipos de linhas de crédito. No total, o Grupo LATAM espera uma injeção de US$ 8,19 bilhões ao grupo, para sanar dívidas e sair do regime de Chapter 11.

A Azul diz acreditar que a proposta proporcionaria um crescimento significativo da malha aérea, com expansão no número de destinos e maior conveniência, produtos e serviços, beneficiando os clientes tanto da Azul como da LATAM.

Esses benefícios gerariam sinergias estimadas em mais de US﹩ 4 bilhões em valor de mercado incremental acima do plano independente da LATAM, de acordo com a Azul, que ainda complementa: Isso proporcionaria uma grande criação de valor para os acionistas da Azul e maior recuperação para todos os credores da LATAM, respeitando as regras do processo de Chapter 11 dos EUA.

LATAM

De acordo com a Azul, o plano autônomo apresentado pela LATAM é, por definição, incapaz de gerar sinergias a partir desta combinação de negócios. Além disso, neste momento o valor da empresa no plano apresentado pela LATAM é maior do que a Azul acredita ser razoável, especialmente tendo em vista as contínuas incertezas no setor, especialmente nos mercados internacionais de longa distância.

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Como resultado, a Azul diz que continuará focando em suas vantagens competitivas exclusivas proporcionadas por sua malha única e sua frota flexível, complementada pelo alto potencial de crescimento de negócios como a Azul Cargo, Azul Viagens e TudoAzul, e avaliando futuras oportunidades de parceria e consolidação.

 

 

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