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Azul apresentará Embraer E-Jet totalmente convertido para transporte de cargas

Azul Azul Cargo Embraer 195 Classe F

Na próxima semana a Azul Linhas Aéreas apresentará o primeiro Embraer E-Jet E1 com o interior convertido totalmente para o transporte de cargas.

A aérea concluiu a adaptação, em parceria com a LHColus Tecnologia, para retirar todos os assentos da aeronave e adaptar o piso do avião para o transporte dos pallets. O avião ainda não terá porta de carga, como os 737F da empresa, ponto que ainda está em estudo pela Embraer para adaptação do E-Jet.

Um evento será realizado para apresentar o E-Jet, que já opera voos cargueiros, à autoridades governamentais, órgãos reguladores, parceiros comerciais e imprensa na próxima quarta-feira (09/02), no hangar de Manutenção da Azul, em Campinas/SP. O Portal AEROFLAP estará presente no evento e publicará em tempo real todas as informações.

Anteriormente a diretora da Azul Cargo, Izabel Reis, declarou que a adaptação para o Embraer E195-E1 ser totalmente cargueiro permite um salto de 6 para até 11 toneladas transportadas a bordo.

A Azul diz que os aviões Embraer E-Jets deverão continuar na Azul Cargo Express nos próximos anos, devido a boa eficiência do avião nesse tipo de serviço.

Já a LHColus Tecnologia é uma empresa brasileira que participou, por exemplo, do projeto do KC-390 Millennium.

 

História dos E-Jets cargueiros na Azul

Durante a pandemia, em 2020, a Azul precisou reforçar a sua divisão de transporte aéreo de cargas pela maior demanda deste mercado. Com vários aviões parados, a companhia aérea decidiu adaptar alguns E-Jets para transportar até 6 toneladas de carga.

Ao todo, quatro aviões deste modelo agora estão realizando voos cargueiros, complementando a frota de aviões Boeing 737-400F (2 no total) e ATRs, que a Azul adapta em 50 minutos para carga de acordo com a necessidade.

Na época a ANAC solicitou que alguns assentos continuassem no interior da aeronave para limitar o deslocamento, e que o processo de fixação da carga fosse alterado, pela falta de pontos de fixação de pallets e de toda estrutura necessária.

Os assentos limitam a capacidade do interior desses E-Jets, diminuindo para 6 toneladas a carga máxima transportada a bordo. Em 2021 a Azul divulgou que alguns estudos foram realizados para adaptar totalmente o interior para o transporte de cargas, aumentando em quatro toneladas a capacidade total.

Cada aeronave precisa ser enquadrada na categoria de transporte de cargas pela ANAC, antes de iniciar as operações. Conheça todos os aviões cargueiros da Azul Clicando Aqui.

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: azul, Cargo, Embraer, usaexport