Azul Cargo Express completa 11 anos no transporte de cargas no Brasil e América Latina

Azul Cargo Express lojas Brasil
Foto: Azul/Divulgação

 A Azul Cargo Express completa neste mês 11 anos de serviços no Brasil. E mesmo em um ano desafiador, marcado pela pandemia do novo coronavírus, a unidade de cargas da Azul comemora bons resultados e muitas conquistas, ocupando a liderança do mercado de cargas no país.

Com um modelo de negócios de encomendas expressas e entregas porta a porta, a Azul Cargo Express apresentou um crescimento de 36% em receita no primeiro trimestre de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019. Nestes meses que impuseram algumas dificuldades às operações aéreas, principalmente logísticas, a empresa conseguiu se destacar e se reinventar, utilizando os assentos e compartimentos superiores de aviões de passageiros para transportar cargas, por exemplo.

E os esforços mostraram resultados: apesar da redução dramática da malha no período, a Azul Cargo manteve sua receita estável, apenas 0,8% menor no segundo trimestre de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado, mesmo com a redução de 83% na capacidade ano contra ano. A companhia espera, ainda, um aumento recorde no faturamento e volume de cargas no terceiro trimestre de 2020, principalmente com o crescimento do transporte para o e-commerce neste período.

“Quero agradecer aos nossos Tripulantes, representantes e Clientes que fazem com que tenhamos sempre mais vontade de inovar, pensando e desenvolvendo produtos e serviços personalizados e diferenciados nesse mercado. Nosso foco sempre está na qualidade e em promover soluções logísticas que sejam viáveis para cada tipo de Cliente, para atender todo tipo de demanda. Esse cenário nos mostrou o quanto somos adaptáveis e que podemos chegar a qualquer lugar. Ainda temos muito para crescer e estamos confiantes com o que vem por aí”, celebra Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

Capacidade de adaptação

De olho na demanda pelo transporte de cargas e com menos trânsito de passageiros, a Azul Cargo conseguiu autorização junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para adaptar alguns aviões de passageiros e passou a utilizar toda a cabine das aeronaves Airbus A320 e A330 para o transporte de cargas, e não apenas os porões da aeronave. Com isso, a empresa expandiu sua capacidade em 30%.

No primeiro voo, que saiu de Campinas com destino à Belém, um A320Neo nas cores da Azul, transportou sete toneladas de cargas. Além dos porões, os assentos, os bins (compartimentos de bagagem superiores) e o espaço embaixo das poltronas dos aviões foram usados para acomodar as cargas, com o objetivo de continuar carregando suprimentos para as cidades e estados do Brasil em meio à pandemia. Entre os carregamentos, itens importantes foram levados de um ponto a outro do país, como medicamentos e equipamentos hospitalares.

E196 cargueiro da Azul Cargo- Foto: via redes sociais

Voos inéditos na história da companhia

Em meio à situação de emergência sanitária, a Azul Cargo realizou operações até então inéditas para a história da companhia e, pela primeira vez, pousou uma aeronave do outro lado do mundo, em uma operação logística complexa. Ao todo, foram realizados cinco voos para a China que trouxeram ao Brasil e para alguns outros países da América Latina 20 toneladas de respiradores, 4.8 milhões de testes rápidos e 15 toneladas de equipamentos de testagem para ajudar no combate à Covid-19.

Novos aviões para ir ainda mais longe

Diante da importância do seu negócio para o Brasil, a Azul Cargo adiciona novos aviões à sua frota. Fazendo história, mais uma vez, a companhia voará com o primeiro Embraer E-Jet cargueiro do mundo, com capacidade para transportar 6,6 toneladas. Além disso, a empresa conta, a partir do lançamento da nova marca Azul Conecta, com uma aeronave Cessna Gran Caravan retrofitada para operações cargueiras, com capacidade de até 850kg, fortalecendo as operações com a Azul Cargo Conecta e ampliando ainda mais a capilaridade da malha.

Locker: um novo conceito de entregas durante a pandemia

A pandemia alterou os hábitos dos consumidores que, por conta do distanciamento social, está passando mais tempo em casa. Com isso, houve um aumento nas compras via e-commerce, bem como na demanda por fretes e entregas.

Para ampliar ainda mais seus serviços e oferecer mais conveniência aos Clientes, a companhia lança neste mês um novo conceito para a entrega de cargas, o “Azul Cargo Express Locker”, um sistema de armários que podem acomodar pacotes de diferentes tamanhos. Com ele, o Cliente poderá optar por retirar o produto em um dos ‘lockers’ à disposição, sem nenhum custo adicional.

O serviço é fácil de utilizar: o Cliente fará a compra online, em um dos parceiros, e selecionará o “Azul Cargo Express Locker” mais próximo. Com isso, a loja entregará o produto em um destes dispositivos e o consumidor receberá uma senha para abrir o armário e retirar o seu produto em até 48h. A versão piloto está instalada em um hipermercado de São Paulo, mas com previsão de crescer ainda mais ainda este ano.

“Todos os nossos bons resultados neste ano, que certamente ficará marcado pela pandemia, são resultado direto do comprometimento e dedicação de todos os nossos Tripulantes que, mesmo em meio à um período bastante adverso, não perderam o foco, mantendo todas as normas de higiene e segurança impostas pela situação de emergência sanitária em todas as nossas operações. O sucesso da Azul Cargo Express, num ano tão difícil como esse, é de ser comemorado”, finaliza Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

Via- Azul Cargo Express

 

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