Azul continuou na liderança do mercado doméstico de aviação em maio

por '@pedro

De acordo com os dados do transporte aéreo do mês de maio deste ano (clique no link para acessar), divulgados nesta sexta-feira (18) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a demanda e a oferta de voos apresentaram retração em comparação com o mesmo período de 2019, de 43,4% e 43,7%, respectivamente.

Em maio de 2021, foram transportados cerca de 3,6 milhões de passageiros no mercado doméstico, número 49% menor do que o registrado em 2019.

Como podemos ver no infográfico acima, a Azul continuou na liderança, com 36,6% do mercado de voos doméstico, contudo, esta está mais apertada, com a LATAM registrando 32,3% de participação e a GOL novamente na 3ª colocação com 30,7% de participação.

No mercado internacional, considerando fatores como fechamento de fronteiras e restrição de viagem a turismo, os indicadores também permanecem sob forte retração.

A demanda de passageiros no quinto mês do ano foi 88% menor do que o registrado em 2019. A queda na oferta foi de 66,2%.

A comparação desses indicadores com o mesmo período de 2019 tem sido realizada considerando que a aviação não estava sob impacto de fatores excepcionais naquele ano — como é o caso da pandemia causada pela Covid-19, que tem afetado o transporte aéreo há pelo menos 15 meses.

 

Via: ANAC

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: azul, demanda, GOL, LATAM, tráfego, usaexport

Sair da versão mobile