A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou hoje (16/01), o ranking com as manifestações dos usuários do transporte aéreo. Os dados foram coletados a partir de janeiro de 2017 por meio da plataforma consumidor.gov.br e são apresentados por empresa aérea.

Na apuração divulgada hoje estão a quantidade de reclamações registradas; o prazo médio de resposta pela empresa; o índice de solução das demandas conforme a avaliação dos consumidores; e o índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado pelas empresas na plataforma.

Veja abaixo o ranking por empresa. Para o levantamento foram consideradas as quatro companhias que juntas corresponderam a 99% da participação no mercado doméstico. 

Para tratar as demandas de consumo de maneira unificada, a ANAC aderiu à plataforma “Consumidor.gov.br”, ambiente virtual criado pelo Governo Federal para atendimento às reclamações de consumidores e solução de conflitos.

O canal permite o diálogo e a negociação direta entre os usuários do transporte aéreo e as empresas. Com as informações coletadas a ANAC tem realizado estudos com o intuito de analisar e divulgar as principais demandas.

 

Mais informações

A ANAC também publicará, ainda no 1º trimestre de 2018, relatório sobre os dados compilados da plataforma Consumidor.gov.br. Essa publicação conterá mais informações, como os assuntos que mais geraram demandas, e será divulgada trimestralmente.

A divulgação desses dados resultará em maior transparência sobre a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas brasileiras, permitindo que o acesso à informação potencialize o poder de escolha dos consumidores e estimule a concorrência.

 

Via – ANAC