Azul já fala na possibilidade de receber o A330neo somente em 2020

Foto - Azul/Divulgação

Recentemente a diretoria da Azul Linhas Aéreas anunciou que a primeira entrega do A330neo poderia ocorrer somente em maio do próximo ano, devido aos atrasos da Airbus que acabaram por possibilitar inserir esse avião na frota somente no período de baixa temporada.

O atraso para maio representava uma tentativa da companhia de aumentar sua oferta somente na alta temporada, visto que os novos A330neo levam mais passageiros e ainda vão dividir espaço com a atual frota de aviões A330ceo.

Em uma entrevista realizada ontem para o Portal FlightGlobal, Priscilla Branco, diretora de programas de aeronaves da empresa, disse que a Azul está em duras discussões com a Airbus sobre os atrasos.

Branco disse durante a entrevista que  a entrega do primeiro avião poderia mudar até para 2020, e sugeriu perguntar à Airbus em 2019 sobre a data de entrega do primeiro A330neo.

“Cabe aos nossos clientes revelar a data de entrega”, disse Arturo Barreira, presidente para a América Latina e Caribe da Airbus, em resposta aos comentários da Azul.

A TAP, que tem maior necessidade de substituição da frota atual, esperava receber três aviões A330neo em 2018, mas talvez a Airbus consiga entregar até o final de novembro o primeiro avião deste modelo da companhia aérea.

O A330neo não é o único programa da Airbus que enfrenta atrasos. As entregas da nova família A320neo da companhia europeia também foram adiadas devido a problemas na cadeia de fornecimento e nos motores. A Azul também sofreu brevemente pelo atraso na família A320neo em meados deste ano.

No caso do A330neo os atrasos foram causados primeiramente pelo programa de testes em voo, visto que a Airbus demorou a fabricar o primeiro avião, e nos últimos dois anos pelos motores Rolls-Royce Trent 7000.

O pedido da Azul para o A330neo foi originalmente realizado em 2014, através da Avolon, empresa que aluga os aviões para a companhia aérea.

Priscilla Branco ainda falou que os atrasos criam um grande desafio no planejamento de falha da companhia aérea, adiando até mesmo novos destinos que poderia cumprir.

O presidente-executivo da Azul, John Rodgerson, reafirmou sua preocupação com outros possíveis atrasos, como o do E195-E2 da Embraer.

“Estamos muito empolgados em pressionar o Sr. John Slattery (presidente da Embraer) a fazer sua aeronave antes para não enfrentarmos os mesmos problemas que temos com nossos amigos de Toulouse”, disse Rodgerson.

A Azul espera receber o primeiro E195-E2 em meados de 2019, a companhia já até divulgou a configuração final da aeronave (Clique Aqui para ver mais), e o planejamento é receber 8 aviões deste modelo ao longo de 2019, ou seja, a produção da Embraer para o E2 precisa ser acelerada em 2019, ao contrário do que está ocorrendo em 2018.

 

Via – FlightGlobal

 

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