De acordo com uma publicação do Routes Online, a Azul definiu novamente uma meta para colocar o Airbus A330-900neo em serviço.

A companhia planeja iniciar os voos internacionais com essa aeronave a partir do dia 1º de junho deste ano, entre Viracopos (Campinas) e Lisboa. A Azul planeja colocar o A330-900neo somente 4 vezes por semana nesta rota, indicando que a companhia vai disponibilizar somente uma aeronave inicialmente.

A partir do dia 9 de junho a companhia pode diminuir o uso do A330neo entre Viracopos e Lisboa para três frequências semanais, visto que planeja iniciar os voos com este avião para Fort Lauderdale, na Flórida, no dia 10 de junho.

Porto também vai receber o A330-900neo nesta época, a partir do dia 1º de julho, inicialmente com uma frequência semanal.

Estas decisões podem apontar uma possível chegada do A330neo da Azul até maio deste ano, a companhia declarou anteriormente que planejava receber a aeronave entre abril e maio.

No Brasil esse A330-900neo receberá a matrícula PR-ANZ e, como sempre, deverá ser nacionalizado em Confins (MG).

No planejamento mais recente de frota, a Azul informou que vai receber 3 aviões do modelo A330-900neo em 2019, e planeja finalizar o ano com 10 aviões do modelo A330 na sua frota.

Atualmente a Azul opera com sete aviões A330-200 na sua frota, configurados com 272 assentos. O A330neo da Azul será configurado com 302 assentos, representando um acréscimo de 30 assentos na oferta e um menor custo por assento devido aos novos motores.

 

O Airbus A330neo

Equipado com motores Rolls-Royce Trent 7000, o A330neo é oferecido às companhias aéreas em duas versões. Com acomodação para 257 passageiros (A330-800neo) e 287 passageiros (A330-900neo).

O Trent 7000 da Rolls-Royce é o único motor disponível para o A330neo, com o dobro da relação de bypass do Trent 700 que alimenta o A330ceo, a Rolls-Royce disse que o Trent 7000 reduz o consumo de combustível em até 10%, com todas as alterações a redução deverá ser de 15%, em relação à geração anterior.

O A330neo também é equipado com o novo interior Air Space da Airbus, preparado exclusivamente para essa nova geração do A330neo.

A Airbus já registrou 235 pedidos firmes para o A330neo. No Brasil a Azul encomendou 5 unidades do A330-900neo.