Advertisement

Azul projeta 2º avião com as cores do Mercado livre e mais Embraer E-jets cargueiros

Azul Linhas Aéreas Mercado Livre E-jet cargueiro Embraer E-195 E1

Após pintar um Embraer E195-E1 para celebrar o início da parceria logística entre a Azul Linhas Aéreas e o Mercado Livre, em breve, um segundo E-Jet ostentará a chamativa pintura amarela da empresa de E-commerce.

Uma fonte próxima ao assunto, informou ao Portal Aeroflap que outro Embraer E195-E1 (PR-AUO) receberá a chamativa pintura amarela do Mercado Live. Além disso, a Azul iniciou a conversão de mais um E-Jet (PR-AYI) para as operações exclusivas de carga. A Azul espera contar com três aeronaves com a pintura especial amarela.

Atualmente, o PR-AYJ é a única aeronave a ostentar as cores do Mercado Livre, o avião iniciou recentemente as operações regulares cargueiras na Azul com a nova identidade visual. 

Com isso, a Azul aumenta o protagonismo do Embraer E-Jet nas suas operações de carga, atualmente, a empresa conta com pelo menos seis aviões da Embraer configurados para operar exclusivamente com cargas, frota que poderá aumentar a depender da demanda. 

 

 

HISTÓRIA DOS E-JETS CARGUEIROS NA AZUL

 

Foto: Ícaro Roberto

 

Durante a pandemia, em 2020, a Azul precisou reforçar a sua divisão de transporte aéreo de cargas pela maior demanda deste mercado. Com vários aviões parados, a companhia aérea decidiu adaptar alguns E-Jets para transportar até 6 toneladas de carga.

Ao todo, quatro aviões deste modelo agora estão realizando voos cargueiros, complementando a frota de aviões Boeing 737-400F (2 no total) e ATRs, que a Azul adapta em 50 minutos para carga conforme a necessidade da empresa aérea.

Na época a ANAC solicitou que alguns assentos continuassem no interior da aeronave para limitar o deslocamento, e que o processo de fixação da carga fosse alterado, pela falta de pontos de fixação de pallets e de toda estrutura necessária.

Os assentos limitam a capacidade do interior desses E-Jets, diminuindo para 6 toneladas a carga máxima transportada a bordo. Em 2021 a Azul divulgou que alguns estudos foram realizados para adaptar totalmente o interior para o transporte de cargas, aumentando em quatro toneladas a capacidade total.

Cada aeronave precisa ser enquadrada na categoria de transporte de cargas pela ANAC, antes de iniciar as operações. Conheça os aviões cargueiros da Azul Clicando Aqui.

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: gabriel.benevides@aeroflap.com.br

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: azul, Azul Cargo, Companhias Aéreas, Mercado Livre, usaexport

Sair da versão mobile