Azul se despede do último Embraer E190 que estava na sua frota

Azul Embraer 195 E1
Foto: Gabriel Benevides/Aeroflap

A Azul se despediu nesta terça-feira (22/02) do último Embraer E190-E1 que estava na sua frota. A aeronave de matrícula PR-AZA decolou no início da noite do Aeroporto de Confins, um dos hubs da companhia, com destino

Com essa modificação, a Azul só terá os maiores modelos da família E-Jet E1 e E2 na sua frota. Outras aeronaves que ainda estão como de propriedade da companhia, operam através de subleasing na TAP e na Breeze Airways, sem previsão de retorno.

O avião de matrícula PR-AZA, o último E190 da companhia a se despedir da frota, acompanhava as operações da Azul desde outubro de 2008, antes mesmo da aérea iniciar seus voos. Este foi o 2º avião a compor a frota, sendo que o primeiro foi o PR-AZL.

A companhia operou com o PR-AZA até 2020, quando estocou o avião no Aeroporto da Pampulha devido à redução das operações na pandemia. Desde então este E190 ficou sem uso, e somente foi trasladado para Confins com finalidade de ser retirado da frota.

Antes de operar na Azul o PR-AZA ficou alguns meses na frota da JetBlue, mas como a Azul fez subleasing dessas aeronaves para iniciar as suas operações, logo foi transferida para a outra aérea de David Neeleman. Ao longo dos últimos 13 anos mais de 20 aviões Embraer E190 passaram pela frota da Azul.

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Já o primeiro avião que a companhia recebeu diretamente da Embraer foi entregue em janeiro de 2009, foram dois aviões do modelo E195AR entregues no mesmo dia (PR-AYA e PR-AYB). Um outro avião de matrícula PR-AYC chegou na frota da companhia alguns dias depois.

Os aviões estavam equipados com a mesma configuração atual, sendo 106 assentos no E190, e 118 no Embraer E195.

Após 14 anos da sua fabricação, o PR-AZA será estocado na Europa, em Beja, Portugal, e seu destino ainda é indefinido. O avião provavelmente será estocado até uma companhia interessada aparecer, ou apenas depenado para fornecer peças aos outros aviões.

Você pode acompanhar o voo de traslado da aeronave Clicando Aqui. Ressaltamos que este E190 não é equipado com ADS-B, então o rastreamento ao longo da rota é impreciso e depende da captação de antenas do tipo MLAT.

 

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