Azul teve prejuízo de R$ 4,6 bilhões em 2020

Embraer Azul E195-E2 Ararinha Azul

A Azul S.A. anunciou hoje (04/03) os seus resultados financeiros do quarto trimestre de 2020 (“4T20”), incluindo os dados acumulados do ano de 2020, o pior já enfrentado pela aviação no mundo.

Abaixo vamos conferir resumidamente alguns dados financeiros da Azul.

  • Receita operacional totalizou R$1,8 bilhão em 4T20, acima de R$805,3 milhões, representando um aumento de 121,5% em relação ao 3T20.
  • As despesas operacionais, excluindo despesas não-recorrentes, aumentaram 30,4%, comparado com o 3T20, totalizando R$1,9 bilhão, relacionado principalmente com o aumento de capacidade.
  • O EBITDA foi positivo em R$192,9 milhões, representando uma margem de 10,8%, comparado a um prejuízo de R$258,0 milhões no 3T20 (-32,0% margem).
  • RPK aumentou 105,2% comparado com o 3T20, ante um aumento da demanda durante o 4T20.
  • A taxa de ocupação no 4T20 atingiu 80,8% comparado com 78,4% do 3T20, um aumento de 2,4p.p., resultado da recuperação da demanda e otimização de nossa frota flexível.
  • RASK e PRASK aumentaram 11,2% e 22,9% respectivamente, no 4T20 comparado ao 3T20, mesmo com um crescimento de 99% na capacidade.
  • CASK reduziu 34,5% no 4T20 comparado ao 3T20.
  • Ao final do 4T20, a Azul atingiu sua maior posição de liquidez na história. A Liquidez imediata, incluindo caixa, equivalentes de caixa, investimentos de curto prazo e contas a receber, aumentou para R$4,0 bilhões, ultrapassando a estimativa anterior de R$3,9 bilhões. 
  • Liquidez total, incluindo investimentos de longo prazo, ativos disponíveis, reserva de manutenção e depósitos, totalizou R$7,9 bilhões.
  • Azul Cargo Express teve um crescimento de 38,4% na receita líquida comparado com o 3T20. Comparado com o 4T19, a receita aumentou 64% principalmente devido a uma expansão do mercado de cargas, especialmente no comércio eletrônico.
  • A recuperação da demanda doméstica no Brasil continua sendo uma das mais aceleradas do mundo. A capacidade doméstica da Azul em dezembro representou 91% do mesmo período do ano anterior, enquanto que no 1T21 a Companhia espera superar a capacidade do mesmo período de 2019.

Considerando todo o ano de 2020 a Azul registrou um prejuízo de R$ 4,6 bilhões, devido a redução das operações causada pela pandemia de Covid-19. Só no 4T20 o prejuízo foi de R$ 918,2 milhões.

A dívida bruta total reduziu 4,5% para R$17,2 bilhões comparada com 30 de setembro de 2020, principalmente devido à apreciação do real em relação ao dólar norte-americano entre 30 de setembro de 2020 e 31 de dezembro de 2020.

 

Frota

Foto: Gisele Orquídea/Aeroflap

Em 31 de dezembro de 2020, a Azul possuía uma frota operacional de passageiros de 162 aeronaves e uma frota contratual de passageiros de 185 aeronaves, com idade média de 8,3 anos. Excluindo 17 aeronaves Cessna, a idade média é 6,9.

As 23 aeronaves não incluídas em nossa frota operacional consistem em 9 aeronaves subarrendadas para a TAP, 1 subarrendada para Breeze e 12 aeronaves Embraer E-Jets que estavam em processo de saída da frota e 1 A320neo em processo de incorporação na frota.

 

Para acessar o Release de Resultados, clique aqui.

 

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