B-52 recebe bolacha em homenagem a virtuoso B-26 que voou na 2º Guerra Mundial

B-52 Flak-Bait II- Foto Força Aérea dos EUA pelo sargento-mor Ted Daigle:

Um bombardeiro B-52 ganhou uma bolacha especial em homenagem a um B-26, que na época da 2º Guerra Mundial era chamado de Flak-Bait. A bolacha desenhada no clássico B-52 foi uma ideia dos pilotos e mecânicos da307ª Asa da Bomba, na Base Aérea de Barksdale, Louisiana.

“Todos disseram: ‘queremos Flak-Bait, é isso que queremos!'”, diisse o sargento da equipe, Etheridge.

“Estávamos sempre discutindo maneiras de trazer nossa sociedade para o futuro e contar nossa história para as tripulações de terceira e quarta geração”, explicou Dow-Faulkenberry, outro militar da base. “Este foi um grande passo para fazer isso.”

O B-26 Flak-Bait ganhou muito destaque após ter voando em 207 missões, mais do que qualquer outro avião dos EUA no conflito.

Fak-Bait, B-26- Foto: Museu Nacional do Ar e Espaço, cortesia de Eric Long

Flak-Bait cumpriu seu nome durante a guerra. Ele sofreu golpes em quase todas as missões, uma vez com o sistema hidráulico disparado e duas vezes perdendo o sistema elétrico para as armas alemãs de 88 mm. Em outras duas missões, voltou para casa com apenas um único motor.

Após a guerra, O b-26 foi desmontadO e transportado em caixas para as instalações de armazenamento do Museu Nacional do Ar e Espaço em Washington DC. Permaneceu em armazenamento por décadas, seu nome e história em grande parte esquecidos pelas gerações atuais de tripulações de bombardeiros.

Fonte de apoio: USAF/ Adaptações: Aeroflap


DEIXE UMA RESPOSTA