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BAE Systems demonstra futuras formas de controle de voo

Pela primeira vez na história da aviação, uma aeronave foi totalmente manobrada em voo usando somente um fluxo de ar, eliminando a necessidade de superfícies complexas de controle de voo móvel.
 
Em uma série de testes de voos inovadores que ocorreram nos céus acima do noroeste do País de Gales, o veículo aéreo não-tripulado (UAV) MAGMA demonstrou duas tecnologias inovadoras de controle de fluxo que podem revolucionar o futuro dos projetos de aeronaves.
 
A MAGMA, projetada e desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Manchester, em colaboração com engenheiros da BAE Systems, testou com sucesso as duas tecnologias “livres de flapes” no início deste mês no Aeródromo de Llanbedr.
 
As tecnologias foram projetadas para melhorar o controle e o desempenho das aeronaves. Ao substituir as superfícies móveis por uma solução mais simples de controle por ‘ar soprado’, os testes abriram caminho para que os engenheiros criem aeronaves de melhor desempenho, mais leves, mais confiáveis ​​e mais baratas para operar. As tecnologias também podem melhorar a furtividade de uma aeronave, pois reduzem o número de gaps e bordas que atualmente tornam as aeronaves mais observáveis ​​no radar, pelas suas arestas.
 
O desenvolvimento de tais tecnologias ajuda a garantir que o Reino Unido tenha as tecnologias e habilidades certas para o futuro e possa ser aplicado ao desenvolvimento de um Sistema de Combate Aéreo Futuro. É o mais recente avanço tecnológico de uma série de colaborações da BAE Systems com a academia e a indústria, que ajudarão o Reino Unido a fornecer capacidade mais avançada, mais rapidamente e por meio de investimento compartilhado.
Julia Sutcliffe, chefe de tecnologia da BAE Systems Air, disse: “O MAGMA é um ótimo exemplo de como colaborar com mentes brilhantes nas universidades britânicas pode oferecer pesquisa e inovação pioneiras. Nossa parceria com a Universidade de Manchester identificou tecnologia de ponta, neste caso, um voo sem aberturas, e transformou o que começou como um estudo de viabilidade em uma capacidade comprovada em apenas alguns meses. Ele demonstra como o STEM pode ser aplicado no mundo real e espero que o sucesso desses testes inspire a próxima geração de engenheiros e cientistas”.
 
Bill Crowther, acadêmico sênior e líder do projeto MAGMA da Universidade de Manchester, acrescentou: “Estamos entusiasmados por ter sido parte de um esforço para mudar a maneira pela qual as aeronaves podem ser controladas, desde o caminho de volta para a invenção da deformação das asas pelos irmãos Wright. Tem sido um grande projeto para os alunos fazerem parte, destacando que a inovação real em engenharia é mais sobre encontrar soluções práticas para muitas centenas de pequenos desafios técnicos do que ter momentos únicos de inspiração.”
 
 
As tecnologias demonstradas nos ensaios foram:
  • Controle de Circulação de Asas: Retirar o ar do motor da aeronave e soprá-lo em superfícies específicas, através de fendas estreitas em torno do bordo de fuga da asa, especialmente moldado para controlar a aeronave.
  • Vetorização do fluído: Controlando a aeronave soprando jatos de ar dentro do bocal para desviar o jato de escape e gerar uma força de controle.
Os ensaios fazem parte de uma colaboração de longo prazo entre a BAE Systems, a academia e o governo do Reino Unido para explorar e desenvolver tecnologias de voo sem superfícies aerodinâmicas móveis, e os dados serão usados ​​para informar futuros programas de pesquisa.
 
Outras tecnologias para melhorar o desempenho da aeronave estão sendo exploradas em colaboração com a Organização de Ciência e Tecnologia da OTAN.
 
 
 
 
Fonte: BAE Systems
 

 

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