Esquadrilha da fumaça FAB EDA A-29

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou uma apresentação na última sexta-feira (22/04), na Praça das Pitangueiras, em Porto Seguro (BA).

A demonstração aérea foi feita em alusão aos 522 anos do descobrimento do Brasil. Já no sábado (23/04), foram até a cidade de Ipatinga (MG), onde fizeram as manobras no Parque Ipanema, em comemoração ao aniversário das cidades do Vale do Aço.

Porto Seguro recebeu a Fumaça pela sexta vez, sendo a última em 2003, ainda com os T-27, aviões utilizados no período de 1983 e 2013. E nesta edição, sete aviões A-29 Super Tucano pintados com as cores da Bandeira do Brasil fizeram um show à parte. Já a cidade mineira contou com a quarta apresentação dos aviões fazendo acrobacias e desenhando os céus com suas características fumaças.

FAB A-29 Esquadrilha
Foto: Suboficial Ribeiro/EDA

A Esquadrilha esteve em Ipatinga pela última vez em 2009, quando ainda voavam com os aviões da geração anterior, contudo, nesta apresentação, puderam mostrar ao público manobras arrojadas com os A-29.

De acordo com o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira foi um prazer retornar a essas duas cidades demonstrando com os Super Tucanos ainda não vistos nos céus tanto de Porto Seguro quanto de Ipatinga.

“Fazer uma apresentação representando a FAB em comemoração aos 522 anos do descobrimento do Brasil é motivo de orgulho para toda a equipe do Esquadrão – pilotos, anjos da guarda e demais militares envolvidos. Não menos importante foi em Ipatinga, onde estivemos de volta à cidade para mais uma demonstração, e agora com aviões mais modernos podendo apresentar manobras diferenciadas ao público”, finaliza.

Foto: Suboficial Ribeiro/EDA

Além das demonstrações deste último final de semana, os sete aviões da Esquadrilha da Fumaça têm previsão de agenda para Lençóis Paulista (SP), Santa Rosa (RS), Balneário Camboriú (SC) e Ponta Grossa (PR). 

As agendas da Esquadrilha da Fumaça são divulgadas mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).

Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Fonte: FAB.