Advertisement

Banco chinês assume participação na Norwegian Air

Norwegian

Duas das maiores empresas de leasing de aeronaves do mundo, incluindo uma controlada indiretamente pelo estado chinês, tornaram-se os maiores acionistas da Norwegian Air Shuttle, enquanto a companhia aérea Low Cost fechava seu resgate apoiado pelo governo.

A Norwegian aprovou nesta quarta-feira (20) o seu plano de recuperação, onde converteu parte das suas dívidas em ações, diminuindo a quantidade de dívidas para entrar no programa de ajuda governamental.

Desta for a empresa de leasing AerCap, da Irlanda, será dona de 15,9% da Norwegian, enquanto a BOC Aviation, de maioria controlada pelo Bank of China e o China Investment Corporation, uma empresa estatal chinesa, terá uma participação de 12,7%, depois de converter partes de suas obrigações de arrendamento em ações da terceira maior companhia Low Cost da Europa.

A Norwegian disse que seu índice de patrimônio líquido agora é de 17%, acima dos 5% no início deste ano. A empresa não descarta novas ajudas estatais ou dos seus credores, neste último caso para postergar o pagamento de dívidas.

A Norwegian concluiu sua reestruturação financeira sob a qual converteu sua dívida de 12,7 bilhões de NKr (US$ 1,27 bilhão) em patrimônio líquido, a fim de permitir acesso a 3 bilhões de NKr3 em auxílio estatal de salvação.

“Os próximos meses permanecerão desafiadores e com um alto grau de incerteza para o setor. A Norwegian ainda precisará colaborar estreitamente com vários credores, pois a empresa possui receitas limitadas”, afirmou o executivo-chefe Jacob Schram, falando sobre a retomada lenta do tráfego aéreo.

A empresa também não descarta uma diminuição real da sua frota, principalmente de voos de longa distância, para concentrar nas rotas mais lucrativas.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: China, crise, Norwegian