Baron G58 Avião Venda

Qual o melhor avião para a aviação executiva no Brasil, com perfil ao agronegócio e sem gastar muito na compra?

A Aeroflap e a Clear Prop Aeronaves concluem: O Beechcraft Baron G58!

Mas, antes de seguirmos adiante com os argumentos, propomos uma reflexão: o que é um bom avião para você, que precisa viajar muito seja a trabalho ou passeio em família?

Tomamos a liberdade e respondemos aqui, porque sabemos um pouco das suas necessidades, urgências e preocupações…

Bem… acreditamos que você esteja procurando por um avião que:

  • Acima de tudo, seja seguro;
  • Tenha a capacidade de chegar a qualquer destino desejável no Brasil;
  • Seja veloz o suficiente para a resolução de vários problemas num mesmo dia;
  • Capaz de carregar muita mala;
  • Que tenha um espaço interno de cabine suficiente para esticar as pernas durante aquele voo longo;
  • E que também seja capaz de operar no maior número de pistas existentes.

Parece um sonho, não é? Uma aeronave particular, para atender somente a você e sua família – ou empresa – e que tenha todas essas características!

Mas, sabemos que você também se preocupa com a cadeia de custos que pode impactar suas finanças, por isso, você também procura por uma aeronave que:

  • Não comprometa seus indicadores financeiros;
  • Que tenha um valor de compra que caiba no seu bolso;
  • E, boa liquidez de venda, caso seja necessário se desfazer desse bem, no futuro.

Por isso, te convidamos para entender sobre nosso processo de escolha do melhor avião executivo, considerando o uso no Brasil, e para um perfil voltado ao agronegócio.

Primeiramente, precisamos estabelecer um universo de aeronaves que sejam condizentes com os requisitos de:

  • Aeronaves homologadas como categoria normal pela ANAC;
  • Que tenham quatro ou mais assentos;
  • Propelidas a hélice;
  • Sejam somente aviões.

O bom avião deve atender a todas as suas exigências e ainda ter adequada liquidez de venda, que leva em consideração alguns itens mais importantes, como:

  • Número de aeronaves voando regularmente no Brasil;
  • Idade média da frota;
  • Total de vendas recentes nos últimos anos de aeronaves novas;
  • Tipo de combustível; e outros…

Contudo, nossos estudos apontam para o Beechcraft Baron como líder na média final dos indicadores atribuídos, o que demonstra o melhor custo e benefício.

Quantidade de aviões produzidos por modelo. Dados por Clearprop.

Claro que aeronaves de categoria superior como o King Air também são ótimas candidatas, no entanto, seu valor de compra supera o dobro das menores e, apesar, do tipo de combustível utilizado – que chega a custar quase a metade do valor de compra do litro daquele que o Baron consome – o custo total ainda fica maior devido a alguns custos sem saída de caixa, como rateio para revisão geral de motores, depreciação e até o custo de oportunidade.

 

Comparando com outras aeronaves na mesma faixa de valor de compra do Baron, os destaques positivos são:

Tabela 1 – Destaques para a escolha do Baron nessa lista

 

Classificação quanto ao maior tempo em produção:

3° maior no mundo

Número de entregas de 2015 a 2020 no mundo:

103 aeronaves¹

Número de aeronaves voando no Brasil:

373 aeronaves (2° maior)

Comprimento médio de pista:

550m, conforme POH

Volume interno de cabine:

5m³

Velocidade média de cruzeiro:

190kt (350 km/h)

Distância máxima de voo:

Em torno de 1.000 NM

Idade média da frota voando no Brasil:

27 anos

¹ Informação extraída dos relatórios de vendas da GAMA nos últimos três anos.

 

Por ter 60 anos de produção contínua, o Baron suporta claramente a confiança do mercado.

Quanto às entregas de aeronaves novas no mundo entre 2015 e 2020, o Baron fica muito além de seu concorrente direto no Brasil, o Seneca V, que só entregou 18 aviões no mundo.

Da tabela acima, ainda note que a idade média da frota voando no Brasil é alta. Contudo, avaliamos que um G58 2013, igual esse que anunciamos pela Aeroflap, possui maior liquidez devido à menor idade.

Por fim, destaque para a segurança de se voar num bimotor.

Ainda, há outras aeronaves interessantes, mas, que ainda não são completamente adequadas ao agronegócio por terem características físicas que dificultam a operação em qualquer pista não pavimentada, como o Cirrus SR22 e o Diamond DA62.

Enfim, apesar desse estudo, enfatizamos que não existe o melhor avião de todos. Mas, aquele ideal para suas necessidades. Por exemplo: se você precisa voar a distâncias longas com frequência, como São Paulo para Uberlândia, ou São Paulo para Goiânia, o Baron é o avião perfeito para você.

Eaí? Gostou do Baron G58 2013 que anunciamos? Aproveite porque outro avião novo igual a esse é difícil de ser encontrado para venda. Note que ele possui somente 120 horas de voo após última revisão geral de motores, e todos opcionais disponíveis como o ar condicionado digital, que permite você regular a temperatura exata na cabine, sem brigas com botões, saídas de ar, etc…

Por fim, caso precise de um Baron com menor valor para compra, afirmamos que ainda possuímos um Baron G58 2006 para venda e um Baron 58 de 1999. Entre em contato no e-mail [email protected].