A USAF recebeu na base aérea de Eglin, Flórida (AFB) o primeiro F-15EX, o caça saiu das instalações da Boeing em St. Loius, no estado de Missouri.

A mais recente versão do F-15X vai realizar vários testes na base aérea de Eglin, no estado da Flórida.

“Este é um grande momento para a Força Aérea”, disse o coronel Sean Dorey, gerente do programa F-15EX da Diretoria de Caças e Aeronaves Avançadas do Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea, responsável pela aquisição, modernização e manutenção da aeronave.

Caça F-15EX-Foto: Alex Farwell – Viking Aero Images.

“Com sua grande capacidade de armas, backbone digital e arquitetura aberta, o F-15EX será um elemento-chave de nossa frota de caças táticos e complementará os ativos de 5ª geração. Além disso, é capaz de transportar armas hipersônicas, o que lhe confere um papel de nicho em futuros conflitos entre pares. ”

A versão EX é a mais recente do clássico F-15 Eagle, a nova aeronave traz modernos sistemas de Guerra Eletrônica (EW), Eagle Passivo / Ativo Aviso e Sistema de Sobrevivência (EPAWSS), Sistemas de aviônicos avançados, além da capacidade de transportar mísseis hipersônicos.

O planejado e que a USAF tenha 144 F-15EXs e com isso possa substituir a atual frota de caças F-15C / D, que já somam uma vida útil de 37 anos de serviços prestados à força aérea dos EUA.

O primeiro exemplar do F-15EX fez seu primeiro voo em 2 de fevereiro, na instalação da Boeing em St. Louis, além disso, o caça já recebeu a pintura padrão da USAF. 

Um segundo F-15EX deve seguir para testes na base aérea de Eglin no final do mês de abril.

Entretanto, a base de Eglin deverá receber mais aeronaves F-15EX, o objetivo é enviar os seis caças do Lote 1 para testes na base aérea até o ano de 2023.