MV-22 Osprey USMC
Foto: USMC/Reprodução

Na tarde desta quarta-feira (08/06) uma aeronave Bell Boeing MV-22B Osprey caiu enquanto sobrevoava uma área perto de Glamis, na Califórnia.

O Osprey estava sendo utilizado pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), e transportava militares no momento do acidente. De acordo com a USMC, o avião estava realizando uma missão de treinamento em um deserto a alguns quilômetros ao norte da fronteira EUA-México e a oeste da fronteira Califórnia-Arizona.

“Podemos confirmar que uma aeronave pertencente à 3d Marine Aircraft Wing caiu perto de Glamis, Califórnia. Os socorristas militares e civis estão no local”, escreve a Naval Air Facilty El Centro em sua página do Twitter. “Ao contrário dos relatórios iniciais, não havia material nuclear a bordo da aeronave.”

De acordo com reportagens locais, o acidente aconteceu por volta das 12h25, horário local. Alguns veículos divulgaram que quatro militares estavam a bordo, mas sem informações sobre sobreviventes.

O V-22 Osprey é a única aeronave tiltrotora de produção do mundo, permitindo que militares e mulheres realizem diversas missões nos ambientes operacionais mais difíceis. Mais recentemente, a aeronave foi enviada para ajudar nos esforços de socorro nas Bahamas após o furacão Dorian.

26 MV-22B Osprey, na pista de MACAS, em Miamar- Foto: U.S. Marine Corps / Lance Cpl. Juan Anaya

Em março deste ano um outro V-22 Osprey sofreu um acidente em voo, enquanto participava de um treinamento na Noruega. Uma investigação ainda determinará as causas do acidente.

Em 2017, os Ospreys do USMC se envolveram em três incidentes graves em um ano: em 29 de janeiro de 2017, um Osprey fez um pouso forçado no Iêmen durante um ataque de operações especiais, deixando dois feridos; em 5 de agosto de 2017, um MV-22 Osprey atribuído ao Esquadrão Médio Tiltrotor 265, 31ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais, se envolveu em um acidente na costa leste da Austrália, resultando na morte de  três tripulantes e 23 pessoas resgatadas; em 29 de setembro de 2017, um MV-22 Osprey do USMC caiu na Síria, ferindo dois militares.