Caças F/A-18E/F Super Hornet dos Blue Angels. Foto: US Navy.

O show aéreo Festival of Flight, realizado virtualmente no último sábado (13), em virtude da pandemia, marcou a conclusão do treinamento de inverno do Esquadrão de Demonstração Aérea da Marinha dos EUA, os Blue Angels.

O treinamento foi realizado nas Instalações Aeronavais de El Centro (NAF El Centro), localizada no Vale Imperial, região sul do estado americano da Califórnia. Durante o inverno (que nos EUA acontece entre dezembro e março), os Blue Angels ficam baseados em El Centro.

Na mesma base eles dão início à sua temporada anual de shows, justamente com o Festival of Flight. 

Foi em El Centro que os Blue Angels e os Thunderbirds, equipe de demonstração da Força Aérea, apresentaram uma nova manobra conjunta, o Super Delta, composta de seis caças F-16C/D Fighting Falcon e seis F/A-18E/F Super Hornet, cuja equipe da Marinha opera desde o ano passado. 

Caças F-16C dos Thunderbirds e F/A-18E Super Hornet dos Blue Angels voando juntos, formando o Super Delta. Foto: Cody Hendrix/US Navy.

Agora, com o treinamento encerrado, a equipe que completa 75 anos em 2021 prepara-se para realizar 53 apresentações em 28 localidades diferentes nos Estados Unidos e no Canadá. Desde 1946, os Blue Angels já se apresentaram para mais de 496 milhões de fãs.

“Temos treinado no Vale Imperial há mais de 50 anos e é aqui que os Blue Angles começam a trabalhar e o show é feito”, diz o Comandante Brian Kesselring, oficial-comandante dos Blue Angels. 

“Para uma equipe que passa mais de 300 dias viajando, é como se estivéssemos em casa, porque passamos mais dias consecutivos no Vale Imperial do que em qualquer outro lugar. O apoio que temos da comunidade e do NAF El Centro contribui para o nosso desempenho, o que nos permite demonstrar a capacidade e missão da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais. O Vale Imperial e o NAF El Centro têm um lugar especial em nossos corações, e agradecemos o apoio que recebemos ano após ano.” completou o Comandante da equipe.

Brian Kesselring, comandante da equipe. Foto: US Navy.

“Estamos honrados por ter os Blue Angels treinando no NAF El Centro e estrear o F/A-18E/F Super Hornet”, disse o Capitão William Perkins, oficial comandante da base de El Centro.

“A equipe é formada por profissionais absolutos e demonstrou que está pronta para executar a temporada de 2021. Agora, a Equipe de El Centro e nossa comunidade começarão a planejar seu retorno no próximo ano, para que possamos garantir que estejamos alinhados e prontos para oferecer suporte a seus requisitos de treinamento exclusivos e em evolução.”

Via U.S Navy.