Blue Angels Fat Albert decolando "a jato". U.S. Navy Foto by PhotographerÕs Mate 2nd Class Ryan J. Courtade (RELEASED)

A Marinha dos EUA anunciou que escolheu um novo “Fat Albert” para integrar a equipe dos Blue Angels.

A previsão de chegada do novo C-130, que será da versão J (Super Hercules), é para 2020 e o valor estimado da compra será de US$ 29,7 milhões. A aeronave é oriunda do Reino Unido, os contatos estão acontecendo com o Ministério da Defesa do Reino Unido (UK MOD).

Rasante do Fat Albert dos Blue Angels- Foto: Us Navy Blue Angels

“Isso é uma vitória para a Marinha dos EUA e para o Ministério da Defesa do Reino Unido”, disse o capitão Steven Nassau, gerente do programa PMA-207. Assim como a Marinha reconheceu a necessidade iminente de substituir a aeronave Fat Albert, a UK MOD desinvestiu uma fabricada americana, a C-130J; aeronaves, permitindo-nos adquirir uma aeronave de substituição adequada com uma grande economia de custos.

Em maio os Blue Angels haviam anunciado que iriam aposentar o ‘Fat Albert, que foi usado pela equipe de demonstração da marinha por mais de 17 anos. Um vídeo da despedida do C-130H Fat Albert foi postado no Facebook Oficial dos Blue Angels. 

O C-130 apoia toda equipe dos Blue Angels, inclusive a atração principal do grupo que são os 6 F/A-18 Hornet que fazem um show de manobras rápidas, e altas velocidades. Os Blue Angels são a Esquadrilha Militar de Demonstração mais antiga do mundo. A 2º é brasileira, o EDA, mais conhecida como “Esquadrilha da Fumaça”.

Fonte de apoio: Comando Naval Aéreo (Us Navy)/ Edição: Aeroflap