Boeing 727 Total Cargo

Um clássico Boeing 727 da Total Cargo, de matrícula PR-TTP sofreu duas panes durante uma viagem de Vitória(VIX) para o Aeroporto Internacional de São Paulo(GRU). Com 3 tripulantes, o Boeing decolou de Vitória no dia 16 de fevereiro durante a madrugada e logo após decolar detectou um problema.

O sistemas da aeronave detectaram um problema de sangramento de ar no motor 1, entretanto a tripulação decidiu prosseguir com a viagem até São Paulo. Porém ao sobrevoar próximo ao Rio de Janeiro, um alarme de incêndio no compartimento de cargas soou e a tripulação alternou para o Aeroporto do Galeão. 

O Boeing 727 realizou o pouso em segurança e sem maiores problemas. O CENIPA classificou o ocorrido como incidente e a aeronave retornou as operações no dia seguinte com as revisões realizadas. 

O PR-TTP é um Boeing 727-200 fabricado em 1978, sendo recebido originalmente pela companhia aérea Hughes Airwest dos EUA. Operando voos de passageiros por 6 empresas, o 727 foi convertido em cargueiro no ano 2000 de propriedade da Pegasus Aviation.

A aeronave chegou a Total Linhas Aéreas em 2007, ja tendo operado na América do Sul pela LAB da Bolívia. Atualmente a aeronave tem 43 anos e pode estar próxima de deixar a frota, pois a Total Linhas Aéreas encomendou alguns Boeings 737 para compor a frota e possivelmente substituir os antigos 727. 

 

Fonte: The Aviation Herald