Amazon Prime Air Boeing 737-800BCF Cargo

Com o mundo mais tecnológico, as ferramentas para compras online tiveram um amplo crescimento nos últimos anos. Com isso empresas como a Amazon aproveitaram o grande avanço do mercado online e ampliou sua capacidade. 

Em 2020 especialmente, com a pandemia de Covid-19, as compras online impulsionaram o serviço de entregas e transporte de cargas por todo o mundo. Para conseguir dar conta do grande volume de entregas, a Amazon criou a sua própria companhia aérea voltada para cargas.

A Amazon Prime Air é a empresa aérea que realiza o transporte de todas as vendas online pela Amazon. Além dos Boeings 767 cargueiros, a Prime Air apostou suas fichas no novo Boeing 737-800BCF convertido para cargueiro.

Em números recentes, ao todo foram encomendados 60 aeronaves 737-800 convertidos para cargueiros por 4 empresas diferentes. Dessas aeronaves, 22 são destinadas a Prime Air, que representa 35% de toda a frota do modelo e uma das maiores do mundo.

O Boeing 737NG foi a aeronave ideal para a Amazon conseguir unir praticidade, custos operacionais e uma quantidade considerável de cargas a bordo. Com a introdução do modelo, a empresa pode aumentar sua malha de cidades, o 737 pelo seu tamanho e sua autonomia permitiram a Amazon expandir suas operações.

Além da frota, a Amazon quer comprar participações em outras empresas. No começo deste mês de março, a empresa fez uma proposta para comprar 20% da companhia cargueira Air Transport Services Group, no valor de US$ 131 milhões. Além disso, ainda tem garantias para comprar ações na Atlas Air e na Sun Country. 

O 737-800BCF tem sido uma grande recompensa para a Boeing que tem apostado firme na conversão de antigas aeronaves. Com os modelos 737 Classics se tornando mais ultrapassado e com custos elevados de operação, o 737NG entra como uma luva nos planos de diversas empresas.

O sucesso e credibilidade já consolidada na versão de passageiros, faz com que a versão cargo esteja seguindo pelo mesmo caminho. Ao todo foram entregues mais de 50 aeronaves do tipo para mais de 10 companhias aéreas segundo a Boeing. Tamanha procura, fez com que a fabricante norte-americana ampliasse a capacidade de conversão com uma nova linha.

Essa nova linha foi aberta na China através da GAMECO(Guangzhou Aircraft Maintenance Engineering Company) nesse ano de 2021. A Amazon tem o foco em se tornar a principal ferramenta de vendas e entrega em todos os continentes, com uma grande ambição faz com que a empresa continue investindo pesado em sua ampliação.