Boeing 737 MAX 10
Foto: Boeing

A Boeing lançou em 2018 o 737 MAX 10, com a promessa de criar a maior versão já disponível nas quatro gerações do seu modelo 737.

A fabricante esperava na época entregar o primeiro 737 MAX 10 em 2020, no entanto, a fabricante teve um grande revés com suas dificuldades de certificar novamente o 737 MAX, e atrasou todo o programa de desenvolvimento da sua mais nova aeronave.

Mas agora com o primeiro protótipo, que está pronto desde 2019, a Boeing quer finalmente iniciar os voos de testes da sua mais nova aeronave.

A Boeing ainda precisará cumprir alguns testes em solo com a aeronave, que já esta atualizada com o novo software de controle de voo. O primeiro foi realizado no último dia 20 de maio nas instalações de Renton (WA). Na ocasião a Boeing fez um teste de taxiamento em alta velocidade.

Outros testes continuam ocorrendo em solo, visto que atualmente o cronograma da Boeing é tentar decolar pela primeira vez com o 737 MAX 10 em junho ou julho deste ano.

O primeiro 737 MAX 10 deverá ser entregue somente em 2023, de acordo com um recente dado divulgado pela Boeing. Deste modo, a certificação da nova aeronave durará cerca de dois anos.

Neste período de dois anos do protótipo em solo, a EASA solicitou uma alteração para incluir um sensor de ângulo de ataque (AoA) adicional, além dos dois que equipam o avião. Este será incluído para melhorar ainda mais o nível de segurança da aeronave.

 

Boeing 737 MAX 10

Para criar o 737 MAX 10 a Boeing acrescentou mais uma seção e meia na fuselagem do 737 MAX 9, aumentando o tamanho do avião em 1,68 metros, dessa forma a capacidade máxima da aeronave saltará de 220 passageiros para 230.

O motor será o mesmo que equipa o 737 MAX 9. Dois CFM Leap-1B, com 28 mil lbs de empuxo (cada), serão responsáveis pela propulsão do jato.

Uma leve alteração no trem de pouso foi realizada, para evitar o tail strike nos procedimentos de decolagem e pouso. A altura será ampliada através de uma alteração no amortecedor da aeronave, permitindo manter o mesmo compartimento do trem de pouso das outras versões.

Depois de um lançamento bem-sucedido no Paris Airshow, o avião já acumulou mais de 450 pedidos firmes. As entregas estão programadas para começar no período de 2020. No Brasil a GOL já encomendou 30 unidades dessa aeronave.

 

Alterações no trem de pouso

A Boeing estudou vários tipos de alterações no trem de pouso, devido a baixa altura do 737 MAX, e acabou optando por um novo design da alavanca de acionamento e que guia o sistema de amortecimento, que agora se estende 241 mm no total. Ela é capaz de oferecer o curso total de suspensão que o 737 MAX 10 precisa, e recuar o mesmo para manter o mesmo compartimento do 737 MAX 8 e 9.

A inspiração dos engenheiros foi o 777-300, que tem um curso maior de suspensão. Muitos elementos de design do jato maior foram estudados pelos engenheiros da Boeing, até criar essa solução.

Além disso a alavanca incorpora o “link de encolhimento”, um mecanismo novo em comparação com os outros aviões, que puxa o cilindro interno à medida que a engrenagem se retrai, permitindo o perfeito encaixe no mesmo espaço.

“Do ponto de vista do piloto, não há nada diferente do trem de pouso do 737 MAX 10 e da família 737 MAX existente”, disse Hamatani no vídeo abaixo.

 

Via: Aviation Week