Boeing 737 MAX terá treinamento completo para pilotos em simulador

Cockpit do 737 MAX 8. Foto - Boeing/Leo Dejillas

Considerado um dos problemas do MCAS, além do próprio software mal-feito, os treinamentos para pilotos do 737 MAX serão substancialmente alterados pela Boeing.

Agora a exigência da fabricante será de um treinamento completo dos pilotos, ao invés do antigo treinamento de transição do 737 NG para o MAX, de pouca experiência prática ampliada em simulador.

A Boeing informou recentemente a sua recomendação para o administrador da FAA, Stephen Dickson. A decisão final de exigir o treinamento completo em simulador seria tomada pela FAA, que provavelmente seguirá o conselho da empresa.

A decisão da Boeing foi realizada a partir de sua análise dos testes de simulador de voo do 737 MAX, realizados com pilotos de avião da United, Aeromexico, American Airlines e Southwest no mês passado.

Foto – Divulgação

O 737 MAX foi projetado, em parte, para evitar que os pilotos tivessem um novo treinamento completo na transição da “carteira” do 737 NG para o 737 MAX, assim como a Airbus fez com o A320neo, evitando que as companhias tivessem esse custo extra.

Nos testes, que faziam parte do trabalho envolvido na avaliação da atualização do novo software, muitos dos pilotos não usaram os procedimentos corretos para lidar com emergências a bordo com características do MAX, em vez disso, eles atuaram com base em suas habilidades já treinadas para o 737 NG.

Porém o sistema de controle de voo da aeronave tinha muitas alterações, em comparação com o 737 NG, incluindo o MCAS, que trazia controles automáticos de proteção ao envelope de voo da aeronave.


Esse é um simulador Full Motion (Type-D) do 737 NG em funcionamento, com movimentos muito fiéis e enormes pistões eletropneumáticos.

Inicialmente, os pilotos não foram informados nos treinamentos práticos de que o software existia e não foram treinados sobre como reagir se ele fosse ativado erroneamente. 

Evitar o treinamento em simuladores foi benéfico para a Boeing. Nas negociações com a Southwest Airlines enquanto o avião estava sendo desenvolvido, a Boeing concordou que, se o Max exigisse treinamento em simulador, daria à Southwest um desconto de US $ 1 milhão por avião. A Southwest encomendou 280 aviões.

Atualmente, existem 34 simuladores de voo do 737 MAX certificados em todo o mundo.

A capacitação dos pilotos em simuladores específicos, projetados para replicar cenários de emergência, adicionará outro obstáculo às companhias aéreas, que já enfrentam grandes perdas, e poderá resultar em menor cadência no retorno do 737 MAX aos voos comerciais. Anteriormente os pilotos podiam treinar para o 737 MAX em simuladores do 737 NG, porém usando procedimentos do 737 MAX.

 

Em nota ao PORTAL AEROFLAP, a Boeing disse:

A Boeing recomenda que todos os pilotos do 737 MAX recebam treinamento no simulador do MAX, além de treinamento em computador, antes da retomada da operação da aeronave. Esta recomendação leva em consideração nosso compromisso incansável com a segurança, bem como as alterações que foram efetuadas no avião e os resultados dos testes realizados. A decisão final cabe às agências reguladoras.

“A segurança é a principal prioridade da Boeing. A confiança do público, dos clientes e demais stakeholders no 737 MAX é extremamente importante para nós.  Tendo isto em mente, a Boeing decidiu recomendar o treinamento no simulador do MAX, além do treinamento em computador para todos os pilotos antes da retomada da operação com segurança” – Greg Smith, CEO interino

 

Via – NY Times

 

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