Boeing 747-400F será responsável por transportar satélite sino-brasileiro até a China

Foto - ABC/Divulgação

O satélite sino-brasileiro CBERS-4 será enviado hoje (27/05) para a China, através de um avião Boeing 747-400F da  Air Bridge Cargo (ABC), que vai carregar o satélite em São José dos campos.

A aeronave de matrícula VQ-BHE deve pousar às 09h10 em São José dos Campos, mesmo local onde é localizado o centro de pesquisa do INPE, e também onde está o satélite CBERS-4.

Foto – ABC/Divulgação

O 747-400 deve decolar de SJC às 22h50, fazendo um voo até Pequim com escalas em Tenerife, nas Ilhas Canárias, e Moscou, na Rússia, e chegada programada para o dia 30 de maio.

Você pode acompanhar esses voos pelo FlightRadar24 Clicando Aqui.

 

O CBERS-4

Foto – AEB

O satélite sino-brasileiro CBERS-4A será lançado no final deste ano.

Foram quase dezoito meses para a montagem completa e verificação da estrutura, painel solar, sistemas e câmeras que, do Espaço, ajudarão o Brasil a contribuir para o desenvolvimento sustentável da Terra.

O CBERS-4A passou por testes vácuo-térmicos, de interferência e compatibilidade eletromagnéticas, vibração e acústica, entre outros, concluídos no final de abril. Em seguida, o satélite foi embalado e agora aguarda o embarque num Boeing 747 que partirá do aeroporto de São José dos Campos (SP) com destino a Pequim. O voo está previsto para o dia 27 de maio.

Este é o sexto satélite feito em parceria com a China – o primeiro foi lançado em 1999 – e resultado do primeiro acordo de cooperação em alta tecnologia entre dois países do Sul, firmado em 1988. No Brasil, o desenvolvimento do Programa CBERS (sigla em inglês para Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) cabe ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Uma das mais importantes iniciativas pela capacitação e crescimento do mercado de alta tecnologia no país, o CBERS é utilizado no monitoramento de biomas, agricultura, crescimento urbano, gerenciamento hídrico e de desastres naturais.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap