Boeing 747 Tailstrike

Um tailstrike ocorreu ontem (1º/02) com uma aeronave da Nippon Cargo Airlines, enquanto a mesma estava realizando um procedimento de arremetida do Aeroporto de Tóquio/Narita.

O avião envolvido nesse incidente foi um Boeing 747-8F da companhia, de matrícula JA13KZ. Esta aeronave estava cumprindo o voo KZ-258 de Hong Kong para Tóquio/Narita.

A arremetida é um procedimento normal na aviação, porém, durante o procedimento, os pilotos possivelmente exageraram no ângulo de ataque ao tentar pousar na pista 16R.

Os pilotos fizeram todo o procedimento de arremetida correto, após o possível tailstrike, e sem mais problemas pousaram novamente na mesma pista cerca de 15 minutos depois.

Uma inspeção pós-voo encontrou marcas de arranhões de cerca de 90 cm de largura e 3 metros de comprimento na parte inferior da fuselagem traseira do Boeing 747. Uma inspeção na pista do Aeroporto de Narita não encontrou nenhuma anomalia.

Uma investigação do incidente ainda será realizada pelo órgão regulamentador da segurança da aviação no Japão. Não está esclarecido se o tailstrike ocorreu em Hong Kong ou ao tentar arremete durante um pouso no Japão.

A companhia informou que o avião arremeteu de Tóquio devido a um forte rajada de vento momentos antes de tocar a pista.


 

Via: The Aviation Herald