Boeing 747 Reino Unido
Foto: British Airways

A ‘rainha dos céus’ está de volta ao Reino Unido, após um período de três meses sem que um único Boeing 747 esteja registrado no país. Agora o novo avião da Air One Aviation dará continuidade a história do ‘jumbo’ no país.

A última empresa a operar a ‘rainha dos céus’ foi a British Airways. que anunciou a aposentadoria do modelo nos primeiros meses de 2020, junto com o início da pandemia. 

Ao todo a British Airways operou 101 aeronaves de três versões do Boeing 747, -100, -200 e -400. Esta havia sido a primeira vez desde 1970 que o Reino Unido não tinha um ‘jumbo’ registrado no país.

Além da pandemia que acelerou a substituição da antiga aeronave por modelos mais novos e eficientes, as sanções contra a Rússia também cooperaram para diversos aviões serem estocados ou desmontados.

Com esse efeito, a CargoLogic que pertence ao grupo russo Volga-Dnepr, devolveu seus dois aviões Boeing 747, sendo o último modelo registrado no Reino Unido em março desse ano.

A notícia do retorno da ‘rainha dos céus’ chega logo após a comemoração dos 70 anos do reinado da Rainha Elizabeth. O reinado do 747 ainda deverá continuar por alguns anos, visto que a Boeing está entregando seus últimos exemplares para a Atlas até o próximo ano.

Boeing 747 Atlas Air passageiros
Foto: Atlas Air

A Air One Aviation é uma agência que representa diversas empresas aéreas com o foco no transporte de cargas, utilizando aeronaves Boeing 737 e 747. O futuro G-UNET, possui 30 anos de idade e foi entregue originalmente como avião de passageiros para a Air Canada em 1991.

Em 2005 foi convertido em cargueiro e passou a operar pela Air China Cargo um ano depois. Passou por outras cinco empresas até chegar para a Air One Aviation, onde deverá entrar em operação em breve.

Uma curiosidade para esse Boeing 747, é que ele é o primeiro avião do tipo que irá operar no Reino Unido equipado com motores Pratt & Whitney, os outros 747s haviam operado com motores Rolls Royce ou GE.

 

 

 

 

Com informações da Simple Flying.