Nesta última sexta-feira (21/06) um pedaço de fuselagem foi encontrada nas proximidades do Aeroporto Internacional de Santiago, no Chile, em um campo de golfe.

O componente era pertencente a um Boeing 767-300ER da LATAM Chile, que tinha decolado às 15h45 (horário local) sem passageiros e apenas com dois pilotos a bordo. A aeronave retornou para o Aeroporto de Santiago.

O painel que soltou é provavelmente feito em material composto, como podemos observar nas imagens, ele é localizado próximo da raiz da asa, e faz um papel de acabamento aerodinâmico no local, além de não deixar exposto os componentes ao redor e a fixação da asa da aeronave na estrutura da fuselagem.

O pedaço foi recolhido pela Polícia Chilena, e agora o incidente está sob investigação de autoridades competentes.

A LATAM disse que esse “era um voo de verificação de manutenção”. E ressaltou que o incidente não causou danos materiais ou em pessoas.

A empresa lamentou esta situação e disse que “está coletando todo o conhecimento técnico para entregá-los à autoridade aeronáutica, a fim de cooperar com a investigação do caso”.

“A LATAM Airlines reitera seu compromisso com a segurança como um valor intransponível dentro da estrutura de seus padrões operacionais”, disse a empresa.