Boeing 767 Israel
Foto: Israel Aerospace Industries

Israel tem um novo avião para Transporte VIP de seu presidente e também de outras autoridades, trata-se do Boeing 767 que foi reformulado e preparado para cumprir a função apelidada de ‘Força Aérea Um’.

Havia muita expectativa do país ter a aeronave a disposição, até mesmo para se deslocar em viagens oficiais com segurança e conforto. O Boeing 767 recebeu investimentos de US$ 241 milhões de dólares.

A aeronave recebeu melhorias e adaptações de segurança nos últimos anos e recebeu ao finak de 2021, o aval para voar oficialmente representando Israel. Apesar de tudo estar pronto, o avião não será utilizado.

O Ministério da Defesa de Israel anunciou na última semana que o avião irá ser estocado por algum tempo até que seja tomada uma decisão sobre o futuro do Boeing 767 presidencial.

O avião será levado para um Aeroporto no sul de Israel no qual possui uma base aérea, onde será preservado e colocado em estocagem de longo prazo. 

“O avião será armazenado no local enquanto é mantido até que seja tomada uma decisão sobre como será usado no futuro”, disse em comunicado.

A aeronave foi encomendada pelo ex-primeiro ministro e atual líder da oposição ao atual governo, Benjamin Netanyahu.

Na época, Englman disse que os custos por cada viagem que transportasse de 100 à 200 passageiros em um avião do porte do Boeing 767 custaria o dobro de um fretamento de um jato particular.

Porém Englman também disse que o novo avião presidencial é “uma clara melhoria em relação à situação anterior… no nível de segurança, incluindo defesa do avião e segurança da informação”.

Apesar disso, nem o atual presidente  Isaac Herzog e nem o primeiro-ministro Naftali Bennett irão utilizar do novo avião de Transporte VIP.

Em dezembro, quando o novo Boeing 767 ‘Força Aérea Um’ recebeu autorização para voar oficialmente por Israel, o chefe do sindicato da Israel Aerospace Industries Yair Katz, que possui ligação com o ex-primeiro-ministro disse:

“É absurdo que o esplendor da arte israelense esteja acumulando poeira no estacionamento. e não está sendo usado para o propósito para o qual foi desenvolvido pelos melhores engenheiros da IAI.”

Ainda não foram esclarecidos os motivos pela estocagem da aeronave, bem como quando será decidido o seu futuro.

 

 

Com informações do The Times of Israel.