A FAA (Federal Aviation Administration) emitiu hoje um certificado de tipo alterado para o Boeing 787-10, permitindo que a aeronave opere voos comerciais e reconhecendo o avião como uma variante pertencente à família 787 Dreamliner.
De acordo com a Boeing, o programa de testes do Boeing 787-10 acumulou 900 horas de testes em voo, que foram realizados desde o final de março de 2017. Durante esse período a Boeing conferiu o comportamento das alterações realizadas na aeronave, como o comportamento de controle da aeronave em voo, os sistemas e o desempenho geral do avião, isso tudo pautado no cumprimento dos requisitos internos e os padrões de certificação para garantir a segurança de voo.
Outras agências reguladoras devem seguir a certificação da FAA, como a EASA, que atua na Europa.
O Boeing 787-10 tem aproximadamente 68,3 metros de comprimento, cerca de 5,5 metros a mais que o 787-9, e 11,5 metros a mais que o 787-8, o primeiro Dreamliner apresentado pela Boeing.
Essa aeronave é capaz de transportar 330 passageiros em configuração típica da Boeing de 2 classes, o 787-9 transporta 290 passageiros com a mesma configuração já mencionada.
A comunalidade de projeto do 787-10, permite que outras companhias aéreas que já utilizam o 787 consigam aproveitar os pilotos, comissários de bordo e mecânicos para as três variantes da família Dreamliner. A Boeing afirma que o 787-10 tem 95% de igualdade com outros aviões da mesma família, a companhia pode trabalhar com a mesma equipe para transportar de 240 a 330 passageiros.
O 787-10 tem alterações no ar-condicionado, que agora tem 15% a mais de capacidade de refrigeração. Os motores também receberam um acréscimo de 5000 lbs de força, e mantém as duas opções, com o Rolls-Royce Trent 1000 e o GE GEnx-1B. A fuselagem logicamente foi alterada, juntamente com o trem de pouso que recebeu um novo mecanismo.
O primeiro 787-10 está equipado com motorização Rolls-Royce Trent 1000, além de manter o mesmo tamanho de asa dos seus irmãos menores, com 60,12 metros de envergadura. Nove companhias aéreas encomendaram 149 unidades do 787-10, a cliente de lançamento é a Singapore Airlines, que receberá a primeira unidade no primeiro semestre de 2018.
O lançamento oficial do 787-10 em 2013 também chocou com a apresentação do primeiro A350-900XWB, o seu tradicional concorrente nesta faixa de assentos. A Boeing colocará o 787-10 em serviço após produzir mais de 600 unidades da família 787 e três anos após o A350-900XWB entrar em serviço de voos comerciais.
As primeiras encomendas só foram consolidadas em 2013, depois do 787 já ter entrado em serviço, a Singapore Airlines se comprometeu com uma encomenda de 30 aeronaves, desde que a Boeing entregasse o 787-10 a partir de 2018, e isso vai realmente ocorrer em breve.
Durante a Paris Air Show de 2013 a Boeing lançou oficialmente o 787-10 com 102 encomendas na carteira de pedidos, hoje a aeronave já tem mais de 170 encomendas firmes, excluindo a realizada pela Emirates recentemente.
Veja abaixo a montagem de um Boeing 787-10 pela Boeing:
After 3 flight test airplanes ✈️✈️✈️ flew about 900 hours, @FAANews certified our super-efficient 787-10 #Dreamliner as👌and ready for passengers! Read more: https://t.co/p1mboZwedU pic.twitter.com/6uXh10r0Fx
— Boeing Airplanes (@BoeingAirplanes) 22 de janeiro de 2018
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.