Boeing 787-8 TUI Fly Netherlands

O Aeroporto Internacional de Brasília recebeu na última segunda-feira(03) pela primeira vez um avião da TUI Fly. A aeronave em questão foi um Boeing 787-8 de matrícula PH-TFL operado pela subsidiaria holandesa TUI Fly Netherlands

O Boeing decolou de Ostrava na República Tcheca às 11h49 (horário local), tendo pousado em Brasília às 18h24 (horário local). O tempo de voo foi de 11 horas e 35 minutos, cumprindo o voo OR 7825.

O conteúdo a bordo do Dreamliner não foi divulgado, visto que se trata de uma carga sigilosa. O 787 é um avião de passageiros, podendo transportar 305 passageiros na configuração escolhida pela TUI Fly Netherlands.

Com a baixa demanda de viagens, as companhias aéreas estão recorrendo a conversão temporária de suas aeronaves para cargueiros. Está se tornou a solução mais rentável para as empresas que estão sem poder operar voos internacionais, até mesmo por conta da restrição de entrada de passageiros em determinados países. 

A TUI Fly Netherlands é uma subsidiaria do Grupo TUI, fundada em 2015 com base no Aeroporto Internacional de Amsterdã. Atualmente a sua frota é composta somente por aeronaves Boeing, sendo o 737-800 e MAX 8, além do 767 e do 787-8.

 

Você vai conferir agora, como foi toda a operação da TUI Fly em Brasília

Já que o conteúdo carga no voo da ida não pode ser divulgado, o voo de volta foi no entanto saborosa. O Boeing 787 partiu da Capital Federal ontem (04) com pelo menos 40 toneladas de Mangas fresquinhas rumo a Amsterdã na Holanda. 

Geralmente em voos da TAP Air Portugal também são transportadas uma grande quantidade de frutas, esse tipo de carga ajuda a manter a rentabilidade da rota de Lisboa para Brasília. 

Foto: Josivam Britto

Para que possamos entender melhor, as frutas que chegam até o Aeroporto de Brasília são mantidas em uma Câmara de refrigeração dentro do Terminal de Cargas, em uma temperatura de 8 a 10 graus. Em embalagens especificas para frutas, as Mangas são protegidas e colocadas uma sobre as outras até o tamanho especifico de um contêiner de transporte.

No caso dessas frutas embarcadas ontem(04), as Mangas chegaram por caminhões refrigerados desde a cidade de Petrolina no Pernambuco. 

Para evitar que elas se desloquem durante o trajeto e também durante o voo, é colocado uma rede bem rente e arramadas junto a estrutura de transporte. Como estamos em um momento que exige ainda mais cuidado, todas as frutas passam por um processo de limpeza e higienização ainda mais rigoroso antes de serem embarcadas. 

Foto: Josivam Britto
Foto: Josivam Britto
Foto: Josivam Britto

Algumas aeronaves também estão utilizando o espaço da cabine de passageiros para o transporte de cargas. No caso da operação do Boeing 787 da TUI Fly foi utilizado somente o compartimento de cargas para quase 43 toneladas de Mangas. 

Para um carregamento semelhante a este com grandes quantidades, os contêineres ou estruturas montadas são carregadas em cima de um equipamento chamando Dolly de Transporte.

Foto: Josivam Britto
Foto: Josivam Britto

Este equipamento tem um valor de aquisição alto mas se torna um grande investimento pois facilita e otimiza o tempo de operação em solo para carregar e descarregar contêineres em quantidades maiores. 

Nos compartimentos de cargas, há refrigeração, permitindo o transporte de frutas sem que corram o risco de chegarem ao destino final estragadas pela mudança de clima durante o voo, a temperatura é mantida semelhante a da Câmara no Terminal de Cargas. A exportação de frutas para a Europa é bastante comum no Brasil, visto que o país tem uma grande colheita no Norte e Nordeste. 

Devidamente carregado e abastecido, o Boeing 787 da TUI Fly Netherlands estava pronto para partida às 15h30(hora local). O pushback foi realizado do box 47A do Juscelino Kubitschek. Por volta de 15h37, o PH-TFL iniciou seu táxi rumo a pista 11R de onde decolou às 15h50 e fez a alegria dos Spotters da Capital Federal. 

A aeronave já chegou em Amsterdã, tendo pousado às 7h13(hora local). O jato cumpriu 10 horas e 23 minutos de voo.

 

Veja outras fotos do Boeing 787 da TUI Fly

Foto: Josivam Britto
Foto: Josivam Britto
Foto: Josivam Britto
Foto: Josivam Britto
Foto: Josivam Britto
Foto: Josivam Britto
Foto: Josivam Britto

 

Agradecimento ao Josivam Britto, que colaborou com esta matéria com informações e fotos.