Advertisement

Boeing apresenta novo conceito de avião baseado em estudos da NASA

A Boeing apresentou ontem (08/01) um novo conceito de avião, baseado no estudo da NASA batizado de X-Plane, onde o principal carro-chefe é a concepção de uma aeronave supersônica eficiente.

Apesar disso o conceito da Boeing é de velocidade subsônica, e tem uma asa do tipo “Alta” com envergadura de 52 metros, e que também se classifica como enflechada, com apoios que reforçam estruturalmente o componente.

A otimização da aeronave e também da asa é capaz de reduzir o consumo de combustível em até 60%, comparando com um Boeing 757. Mas o projeto ainda carece de mais testes, de acordo com a Boeing, e não é possível saber com exatidão as vantagens de uma aeronave com este tipo de design.

A NASA diz que uma asa com esse tipo de design pode economizar de 8 a 10% de combustível, em comparação com os aviões atuais. Esse dado é superior ao proposto pelo novo projeto da Airbus, de criar uma asa de fluxo laminar (detalhe que não foi informado sobre esse projeto).

O ganho de eficiência é pela diminuição de área para gerar arrasto no ar, e também pela maior envergadura em comparação com o comprimento do avião, que compensa a diferença de largura entre as asas tradicionais. As barras na diagonal evitam que a estrutura tenha um comportamento conhecido como “Flutter” e reforçam estruturalmente o componente.

Teste em túnel de vento em 2016, no âmbito do programa Subsonic Ultra Green Aircraft Research (SUGAR).

De acordo com a Boeing, um avião deste projeto é para ser um bi-motor, e capaz de voar a Mach 0.8 (ou 990 km/h). 

A Boeing não tem uma expectativa de lançar uma aeronave baseada neste protótipo nos próximos anos, e continua trabalhando no projeto NMA, que visa substituir o 757/767 e concorrer com o Airbus A321neo LR.

A meta é ter a tecnologia pronta para operação no período 2030-2035, em aeronaves de qualquer tamanho.

Além desse projeto, a Boeing está trabalhando em um outro conceito, junto com a Lockheed Martin, para viabilizar um avião em formato de asa, que pode ter uma eficiência bem superior em comparação aos aviões de fuselagem tradicional.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Boeing, NASA