Boeing 787
Foto: Boeing

A Boeing Company relatou que teve uma receita de US$ 15,3 bilhões no terceiro trimestre, impulsionada por um maior volume de entregas de aviões comerciais e serviços.

A fabricante norte-americana teve um prejuízo de 126 milhões de dólares no 3º trimestre,  marcado por um período de prejuízos no setor de aviação comercial e menor lucro com a divisão de Defesa e Espaço.

A receita de aviões comerciais no terceiro trimestre aumentou para US$ 4,5 bilhões, impulsionada principalmente por entregas em maiores quantidades de aviões da família 737, parcialmente compensadas por entregas menores do 787. No entanto, o prejuízo ainda foi presente, com um impacto negativo de 693 milhões de dólares nos resultados da Boeing, uma melhora do resultado, visto que a fabricante teve um prejuízo de 1,36 bilhão do 3º trimestre de 2020.

O programa 737 está produzindo atualmente a uma taxa de 19 aviões por mês e continua a progredir para uma taxa de produção de 31 por mês no início de 2022. Quase 200 aviões estão estocados, contudo, durante o trimestre a Boeing conseguiu resolver o problema dos aviões “cauda branca”.

As entregas do Boeing 787 ainda estão suspensas devido aos problemas de produção. Contudo, cerca de dois aviões são fabricados por mês, e quando a Boeing retomar as entregas a taxa será de cinco aviões por mês. Cerca de 85 aviões comerciais foram entregues pela Boeing no 3º trimestre, bem abaixo da taxa normal do setor, e gerando um impacto financeiro na empresa.

Vale ressaltar que a divisão comercial ainda está desenvolvendo o Boeing 777X e o 737 MAX 10, com constantes voos de testes, que geram impacto financeiro e posterior lucro quando essas aeronaves estiverem disponíveis para a entrega.

Já a divisão de Defesa e Segurança teve uma queda de 31% no lucro, na comparação com o 3º trimestre de 2020, registrando US$ 436 milhões. Esta divisão juntamente com a divisão de serviços que teve lucro de US$ 644 milhões, contribuíram para a diminuição do prejuízo da empresa no trimestre.

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