A Boeing finalizou 2018 com duas boas notícias, primeiramente a empresa conseguiu ficar na sua meta de produzir entre 800 a 815 aviões em 2018, e estabeleceu um novo recorde anual de 806 entregas em 2018, superando a marca anterior de 763 entregas em 2017.
Isso também foi possível pois a Boeing aumentou a produção do popular 737 em meados de 2018 para 52 aviões por mês. Quase metade das 580 entregas de 737 do ano foram da família MAX – incluindo as primeiras aeronaves MAX 9.
Ao mesmo tempo, a Boeing continuou a construir o 787 Dreamliner com a mais alta taxa de produção para um avião de corredor duplo, para apoiar a alta demanda pelo jato supereficiente. O programa Dreamliner terminou o ano com 145 entregas.
Em 2018 a Boeing entregou o primeiro 787-10 Dreamliner para uma companhia aérea, a Singapore Airlines. Este é o maior avião desta família, e visa substituir o 777-200 nos próximos anos.
O 787 Dreamliner ampliou seu status como o jato de corredor duplo de venda mais rápida da história, com 109 pedidos no ano passado ou cerca de 1.400 desde o lançamento do programa.
Os destaques incluem a mudança da Hawaiian Airlines do Airbus A330 para o 787 e a Turkish Airlines como uma nova cliente. A American Airlines e a United Airlines aumentaram a crescente lista de pedidos repetidos da Dreamliner com 47 e 13 jatos adicionais, respectivamente.
Mesmo com a alta de entrega de aeronaves, a Boeing registrou um aumento em sua carteira significativa de pedidos com 893 pedidos ao longo do último ano, incluindo 203 vendas de aviões em dezembro.
A família 737 MAX também alcançou um importante marco de vendas em dezembro, superando os 5.000 pedidos, com 181 novas vendas em dezembro. Para o ano inteiro, o programa 737 obteve 675 pedidos, incluindo vendas para 13 novos clientes.
Em termos de pedidos, a Boeing obteve sucesso de vendas em todo o seu portfólio de aeronaves, com 893 pedidos avaliados em US$ 143,7 bilhões, de acordo com os preços de tabela. Embora a carteira de pedidos tenha aumentado para quase todos os modelos, a empresa mostrou uma força especial na categoria de corredor duplo com 218 encomendas de fuselagem larga no ano passado.
Vale destacar que em 2018 a Boeing também entregou o primeiro 737 MAX 8 da GOL Linhas Aéreas, que encomendou 135 aviões desta família, incluindo uma conversão que a companhia fez em meados de 2018 para o 737 MAX 10, além de encomendar mais 15 aeronaves da família 737 MAX.
O 737 MAX 8 permitiu que a GOL iniciasse voos sem escalas de Brasília e Fortaleza para Miami e Orlando. A aeronave é equipada com 186 assentos em classe única.
Veja abaixo a tabela de entregas da Boeing:
Modelo de aeronave |
4º trimestre de 2018 |
Todo o ano de 2018 |
||||||
Aviões comerciais |
||||||||
737 |
173 |
580 |
||||||
747 |
1 |
6 |
||||||
767* |
14 |
27 |
||||||
777 |
11 |
48 |
||||||
787 |
39 |
145 |
||||||
Total |
238 |
806 |
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Defesa, Espaço e Segurança |
||||||||
AH-64 Apache (Novo) |
— |
— |
||||||
AH-64 Apache (Remanufaturado) |
11 |
23 |
||||||
CH-47 Chinook (Novo) |
2 |
13 |
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CH-47 Chinook (Renovado) |
3 |
17 |
||||||
F-15 |
2 |
10 |
||||||
F/A-18 |
7 |
17 |
||||||
P-8 |
6 |
16 |
||||||
Satélites comerciais |
— |
1 |
||||||
Satélites Militares |
1 |
1 |
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Confira os principais momentos da Boeing em 2018: