A Boeing confirmou que realmente vai atrasar a primeira entrega do 777X, durante uma declaração de resultados financeiros do 4º trimestre de 2020.
Agora a primeira entrega do 777-9X será realizada somente no final de 2023, sendo que a certificação da aeronave pode acontecer em 2022. Esse é um atraso significativo, perto da meta da Boeing de entregar o primeiro avião em 2020, quando começou o projeto.
Recentemente o presidente da Emirates disse que a previsão era receber o avião somente em 2023, no que Tim Cock, presidente da companhia, disse na época ser a nova data prevista.
“Deveria ser entregue em junho deste ano, depois passou para 2021, e depois para 2022. O programa de certificação do avião e do motor ainda não foi finalizado”, disse Tim Cook.
Boa parte do atraso será executado para permitir que o 777X passe por uma análise mais aprimorada das autoridades de segurança aeronáutica. A Boeing também está aproveitando esse momento para “lançar” o 777X em um momento de maior demanda, visto que poucas companhias aéreas precisam de um avião tão grande neste momento.
As primeiras unidades de produção em série já foram fabricadas, e as companhias devem receber pouco após a certificação do avião. Ao todo são quase 320 encomendas para o 777X, o maior avião de passageiros de andar único.
A Emirates deve acompanhar a Lufthansa como as companhias aéreas de lançamento do Boeing 777X, sendo que outras aéreas que encomendaram o mesmo avião só planejam receber a aeronave a partir de 2025.
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