Foto - Boeing

A Boeing anunciou hoje que criou uma versão BBJ (Boeing Business Jets) do novíssimo 777X, que ainda nem realizou o primeiro voo.

A promessa da Boeing é fazer o 777X ser o avião com maior autonomia disponível no mercado de aeronaves executivas, e isso pode terminar sendo um excelente atrativo para as aeronaves governamentais de diversos países.

Agora os clientes podem escolher entre dois modelos: o BBJ 777-8 e o BBJ 777-9. O BBJ 777-8X oferece o maior alcance espetacular de 11645 milhas náuticas (21570 km) e uma espaçosa cabine de 3256 pés quadrados (302,5 m²).

O BBJ 777-9 fornece uma cabine ainda maior medindo 342,7 m², enquanto disponibiliza um alcance de 11000 milhas náuticas (20370 km). Este modelo abre opções de design de interiores quase ilimitadas para garantir o máximo conforto para viagens de longa distância, como diversas suítes e banheiros, bem como uma sala de reunião e até uma classe executiva para convidados.

Esse alcance dos dois modelos é realmente surpreendente, permite voar sem escalas entre Brasília e Tóquio, a capital do Japão, através de um voo pelo sobre o Oceano Pacífico.

Para demonstrar a versatilidade da cabine espaçosa do avião, a BBJ revelou conceitos interiores de três empresas de design líderes: Greenpoint Technologies, Jet Aviation e Unique Aircraft Design. 

Cada conceito mostra como o BBJ 777X pode ser transformado para se adequar aos gostos de qualquer cliente VIP.

 

Boeing 777X da Aviação Comercial

O Boeing 777X conta com duas opções de aeronaves, a 777-8X é capaz de receber 350 assentos em configuração padrão de duas classes, seu alcance é de até 15000km. Já o 777-9X, a maior variante da família T7 até hoje, será capaz de receber 450 passageiros em uma configuração de duas classes, com autonomia para 13200km de voo.

O novo avião inclui a combinação de “muitas heranças do 777 e do 787”, disse Beezhold. “Fizemos a fuselagem mais larga do que a do -300ER, para assentos mais confortáveis e fileiras com até 10 assentos.”

O novo 777X exigirá menos impulso do que o -300ER porque terá uma asa mais eficiente. E essa asa é bastante longa – a envergadura do 777X chegará a 235 ‘5 “(71,8 metros). Por ser mais amplo do que os gates padrões dos aeroporto, o avião terá uma asa dobrável para reduzir a extensão para 212,7” (67,7 metros) quando em solo.

Beezhold explicou que a Boeing desenvolveu uma asa dobrável para o 777 original, mas provou ser um design excessivamente complicado, pois a parte dobrável incluía um aileron, sendo então arquivado em favor de uma asa tradicional.

O 777X tem uma “asa dobrável muito simples – o acionador da estrutura está totalmente dentro da asa”, disse Beezhold, acrescentando que as companhias aéreas queriam um projeto que exigisse pouca ou nenhuma manutenção especializada.

O 777-8X concorre diretamente com o Airbus A350-1000, enquanto o 777-9X está sozinho em sua classe de aeronave, e irá atingir uma necessidade por maior economia mas sem perder a capacidade de transporte. Até a data, o 777X acumulou 320 pedidos fixos e compromissos de seis clientes no mundo inteiro. A primeira entrega está programada para 2020.