Boeing diz que mensagens sobre MCAS do 737 MAX eram relativas ao simulador

Boeing 737 MAX 8
Foto - Divulgação

No final da semana passada, surgiram as notícias de que dois funcionários da Boeing haviam enviado mensagens instantâneas um ao outro, em 2016, discutindo possíveis problemas com o sistema MCAS no 737 MAX.

Nessa complicada situação, a Boeing emitiu um comunicado neste último domingo (21/10) para “esclarecer” a troca de mensagens entre os seus ex-funcionários.

De acordo com a Boeing, as mensagens entre seus ex-funcionários foram trocadas se referindo a um software de simulador, que emulava o 737 MAX em voo. A Boeing observa que o ex-funcionário, Mark Forkner, um piloto-chefe técnico que ajudou a desenvolver treinamentos e manuais, desde então reconheceu isso por meio de seus representantes legais.

As mensagens foram trocadas por um curto período de tempo em um dia, enquanto a Boeing estava trabalhando com a FAA para obter a certificação de segurança necessária para colocar o 737 MAX no ar.

Para a Boeing, o documento com as mensagens é inútil, e não retrata a realidade.

 

Em comunicado, a Boeing disse:

Entendemos e lamentamos a preocupação causada pelo lançamento na sexta-feira de uma mensagem instantânea de 15 de novembro de 2016 envolvendo um ex-funcionário da Boeing, Mark Forkner, um piloto técnico envolvido no desenvolvimento de treinamentos e manuais. E lamentamos especialmente as dificuldades que a publicação deste documento apresentou para a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e outros reguladores.

É lamentável que este documento, que foi fornecido no início deste ano aos investigadores do governo, não possa ser divulgado de maneira a permitir explicações significativas.

Embora não tenhamos conseguido falar diretamente com o Sr. Forkner sobre sua compreensão do documento, ele declarou através de seu advogado que seus comentários refletiam uma reação a um programa de simulador que não estava funcionando adequadamente e ainda estava sendo testado. Continuamos a investigar as circunstâncias dessa troca e estamos comprometidos em identificar todos os fatos disponíveis relacionados a ela e em compartilhar esses fatos com as autoridades reguladoras e de investigação apropriadas.

A Boeing se envolveu em um processo extenso com a FAA para determinar os requisitos de treinamento de pilotos para o 737 MAX 8. Esse processo foi um esforço complexo e plurianual que envolveu um grande número de indivíduos na Boeing e na FAA. Esse esforço em si foi apenas parte de um processo regulatório muito maior para o design, desenvolvimento e certificação do 737 MAX 8.

Nesse processo regulatório, a Boeing informou a FAA sobre o (MCAS) para baixas velocidades, inclusive informando a FAA e os reguladores internacionais em várias ocasiões sobre a configuração final do MCAS. O processo também incluiu a avaliação do MCAS em configurações de baixa velocidade para treinamento e certificação. O software do simulador usado durante a sessão de 15 de novembro ainda estava em testes e qualificação e não havia sido finalizado, mas também previa a operação do MCAS em baixa velocidade. Separadamente, uma versão de baixa velocidade do MCAS foi instalada nos aviões usados ​​para testes de voo relacionados ao treinamento administrados pela FAA em agosto de 2016. E o pessoal da FAA também observou a operação do MCAS em sua configuração de baixa velocidade durante os testes de voo de certificação,

Entendemos inteiramente o escrutínio que esse assunto está recebendo e estamos comprometidos em trabalhar com as autoridades investigativas e o Congresso dos EUA enquanto continuam suas investigações.

Estamos profundamente tristes e fomos humilhados por esses acidentes e estamos totalmente comprometidos em aprender com eles. Desenvolvemos melhorias no 737 MAX que garantirão que acidentes como esses nunca mais ocorram e estamos comprometidos em continuar trabalhando em estreita colaboração com a FAA e os reguladores globais para garantir o retorno seguro do MAX ao serviço.

 

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