Boeing e Força Aérea dos EUA firmam acordo bilionário para o caça F-15EX

Boeing F-15EX nas cores da Força Aérea dos EUA.
Boeing F-15EX nas cores da Força Aérea dos EUA.

A Força Aérea dos EUA concedeu à Boeing um contrato de quase US$ 1,2 bilhão para construir o primeiro lote de oito caças F-15EX. A nova aeronave deverá chegar com atualizações significativas, que colocam o F-15 no campo da 4ª++ geração.

A fabricação da nova aeronave será realizada em St. Louis, e as primeiras duas unidades serão entregues em 2021. A Boeing também deverá fornecer suporte e componentes do F-15EX neste contrato.

A Força Aérea dos EUA também anunciou um contrato geral de Quantidade Indeterminada de Entrega Indefinida, com um valor máximo de quase US$ 23 bilhões para o F-15EX.

Ou seja, a USAF está se comprometendo com uma encomenda de 23 bilhões de dólares para o F-15EX. Os planos futuros preveem 144 aeronaves F-15EX.

“O F-15EX é a versão mais avançada do F-15 já construída, devido em grande parte ao seu backbone digital“, disse Lori Schneider, gerente de programa da Boeing F-15EX. “Sua faixa incomparável, preço e capacidade de carga melhor da categoria fazem do F-15EX uma opção atraente para a Força Aérea dos EUA.”

Boeing F-15EX
Boeing F-15EX e suas armas.

De acordo com a Boeing, o F-15EX é capaz de transportar mais armas do que qualquer outro caça da 4ª++ geração. Por este motivo, o F-15EX foi escolhido pela USAF, para trabalhar juntamente com o F-35 e F-22 em um ataque em massa.

O F-15EX pode lançar mísseis hipersônicos de até 6 metros de comprimento e pesando até 3200 kg.


 

DEIXE UMA RESPOSTA